Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cultura

Sete anos depois, IVA dos espectáculos regressa a 6%

O IVA de todos os espectáculos culturais vai regressar à taxa mínima, de 6%, já em Janeiro de 2019. Valor estava nos 13% desde a subida, em 2012, pelo anterior governo do PSD e do CDS-PP.

A Plataforma da Cultura considera que esta opção abre a porta a que interesses económicos se sobreponham à liberdade de criação
O cinema também vai ser abrangido pela redução do IVA para a taxa mínimaCréditos

O âmbito da redução do IVA, que já constava na proposta de Orçamento do Estado para 2019 entregue pelo Governo, foi alargado a todos os espectáculos, como acontecia até 2012, quando o governo do PSD e do CDS-PP o aumentou para a taxa intermédia.

As propostas do PSD, do CDS-PP e do PCP foram aprovadas ontem à noite, enquanto as iniciativas das restantes bancadas foram chumbadas, que exluíam da redução alguns espectáculos (como o cinema e a tauromaquia) ou recintos, ou ainda, no caso do PS, arrastavam a entrada em vigor apenas para Julho.

Esta era uma reivindicação que o sector manteve em cima da mesa nos últimos anos e que é totalmente alcançada já em Janeiro, apesar da polémica em que a ministra da Cultura decidiu envolver a medida, ao excluir um conjunto de espectáculos e optar por centrar o debate em torno dos espectáculos tauromáquicos.

Apesar de a bancada do PS ter levado as propostas ao plenário desta manhã para que se repetissem as votações, a redução do IVA para todos os espectáculos, já a partir de Janeiro, foi confirmada pelos deputados. Ainda que a polémica suscitada pelo Executivo tenha provocado divisões nas propostas, uma coisa ficou clara: sete anos depois, todos defendem a redução do IVA para os espectáculos culturais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui