A subida do salário mínimo nacional para 650 euros já em Janeiro e um novo aumento das pensões e outras prestações sociais, como o abono de família, foram alguns dos destaques do discurso com que o secretário-geral do PCP abriu a 42.ª edição da Festa do Avante!, esta tarde, na Quinta da Atalaia, Amora (Seixal).
Jerónimo de Sousa acrescentou que é preciso «aliviar a carga fiscal sobre os trabalhadores e suas famílias, baixar o IVA no preço da luz e da botija de gás» – «com a plena consciência das limitações e insuficiências dos avanços conseguidos».
O secretário-geral do PCP começou por destacar a «obra colectiva erguida a pulso ela disponibilidade e vontade militante» que é a Festa do Avante!, construída com a «disponibilidade e vontade de muitos amigos do PCP, de muitos amigos da Festa».
Os responsáveis pelo desinvestimento no sector dos tranportes foram visados por Jerónimo de Sousa, que lembrou ser este um dos exemplos de consequências desastrosas para o País da submissão à União Europeia. O exemplo da degradação da apacidade de resposta da EMEF e a liquidação da Sorefame, antigo fabricante nacional de material circulante, foram citados pelo dirigente comunista.
A convergência do Governo do PS com o PSD e o CDS-PP em torno das alterações à legislação laboral foi igualmente criticada pelo secretário-geral do PCP, assim como o acordo em torno da transferência de competências para os municípios.
Os comunistas apontam para a necessidade de uma «política alternativa», que tenha em atenção a resolução dos problemas do País, assegurando os «direitos à saúde, à educação, à cultura, à mobilidade, à habitação» e combatendo os défices «nos planos económico, social, demográfico ou de ordenamento do território».
A Festa do Avante!, organizada anualmente pelo PCP, tem na sua programação mais de uma centena de espectáculos, com destaque hoje para o «Concerto em louvor do Homem no Bicentenário de Karl Marx», com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e o Coro Sinfónico Lisboa Cantat, pelas 22h.
Amanhã, sábado, Jerónimo de Sousa vai visitar o Espaço Criança e no domingo participa no comício de encerramento.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui