Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|telecomunicações

TDT ameaçada pela liberalização

É já no próximo dia 9 de Dezembro que termina o prazo para que a Altice informe a Anacom se pretende renovar a concessão do serviço de Televisão Digital Terrestre (TDT).

CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

Consequência da liberalização do sector das telecomunicações e da privatização da PT, nos últimos três anos, a Altice foi ameaçando o Governo de que não renovaria a concessão sem garantias de um aumento muito significativo da renda do Estado por este serviço.

Depois de processos similares no SIRESP e na ligação por cabo aos Açores, a destruição dos instrumentos estratégicos públicos para uma intervenção no sector das telecomunicações, além de deixarem o Estado português sujeito a todo o tipo de chantagens, fazem crescer os riscos para as populações do desaparecimento deste serviço público.

As operadoras de telecomunicações, que fazem da venda de televisão por cabo um dos elementos centrais dos seus produtos, não se mostram preocupadas com o eventual desaparecimento da TDT, até porque lhes traria benefícios. Já as populações têm motivos para se preocupar, uma vez que o Executivo de António Costa, apesar de declarar que não irá permitir a destruição deste serviço público, continua à espera da decisão da multinacional, sem tomar atempadamente as medidas necessárias para defender o serviço público.

Também adiada continua a necessária ampliação do serviço prestado pela TDT, cujos novos canais tardam em sair do papel e das promessas do Governo. Entretanto, não faltam alertas para a necessidade de reverter o processo de liberalização e reconstruir um grande operador público de telecomunicações.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui