Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Energia

Especulação em torno do preço da electricidade

A Endesa, que ameaça com o aumento de 40% nas tarifas eléctricas, acaba de registar lucros de 734 milhões de euros, só no primeiro semestre deste ano.

Créditos / Multinews - Sapo

Está a provocar natural preocupação na população o anúncio da Endesa, de que a electricidade pode aumentar 40% nos próximos meses, aumento esse que resultaria do Mecanismo Ibérico criado em Julho para limitar o preço do gás na produção eléctrica.

O Governo já veio desmentir tal aumento, embora não tenha explicado com clareza como vai financiar o Mecanismo Ibérico, o que levanta a preocupação de que esse custo venha, mais uma vez, a ser suportado, directa ou indirectamente, pelos consumidores.

O que está a fazer disparar os custos de produção é a especulação que aproveita a redução de oferta, como consequência das sanções à Rússia e o facto de as grandes empresas energéticas continuarem a ter lucros fabulosos.

No caso da Endesa, que ameaça com aumento de 40% nas tarifas eléctricas, acaba de registar lucros de 734 milhões de euros, só no primeiro semestre deste ano.

Entretanto, a precipitação no encerramento das centrais térmicas a carvão, a par de um mercado liberalizado, com as empresas estratégicas nacionais privatizadas, contribui para impedir a garantia plena da satisfação das necessidades das populações e das empresas.

Aliás, só a manutenção de um mercado regulado de electricidade tem protegido os consumidores por ele abrangidos dos efeitos especulativos do preço da electricidade.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui