Mensagem de erro

Discussão do OE2018 obriga a «rigor e informação»

O primeiro-ministro quer fechar com o secretário-geral do PCP, na próxima semana, as principais linhas do Orçamento do Estado para 2018, mas os comunistas defendem que a discussão carece de «rigor e fundamentação». 

António Costa quer definir prioridades do próximo Orçamento do Estado antes das férias do Verão
António Costa quer definir prioridades do próximo Orçamento do Estado antes das férias do Verão CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

Segundo avança hoje a edição semanal do Expresso, António Costa quer concluir a discussão do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018), com o BE e o PCP, antes das eleições autárquicas. O Bloco já terá aceite a proposta do primeiro-ministro mas o PCP não vê necessidade de fechar este tema antes do Verão. 

Em declarações ao semanário, Jorge Cordeiro, da Comissão Política e do Secretariado do Comité Central do PCP, esclarece que a discussão do OE2018 deve ser feita sem pressa e com «condições suficientes de informação, rigor e fundamentação». Neste sentido, adianta que as negociações devem levar «o tempo que for preciso». 

«Queremos dispor do conjunto de elementos e do tempo suficientes para se proceder a um exame comum, não balizado por eventuais horizontes temporais que possam prejudicar isso», acrescenta Cordeiro.

O dirigente comunista realça ainda que a posição conjunta assinada com o PS identifica um conjunto de linhas de orientação a prosseguir, «mas algumas estão muito longe de terem sido conseguidas». Neste sentido, sublinha que o caminho de reposição de direitos precisa de ter novos avanços.  

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui