Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CNOD

Congresso pelo «fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação»

Loures acolhe, este sábado, o 13.º Congresso da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, que se realiza sob o lema «Por um Movimento Associativo de Acção, na Defesa da Inclusão».

12.º Congresso da CNOD. Lisboa, 15 de Outubro de 2016
12.º Congresso da CNOD. Lisboa, 15 de Outubro de 2016 Créditos / CNOD

São esperados centenas de delegados no Pavilhão Paz e Amizade, na cidade de Loures, no próximo dia 26 de Outubro, para discutir a situação «em que vivem os portugueses com deficiência e apontar caminhos para o futuro elegendo também os órgãos desta estrutura confederativa», explica a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes (CNOD), em nota enviada à imprensa.

A reunião magna foi precedida por «um período de discussão em que os associados da CNOD aprovaram os documentos que vão ser debatidos e votados» este sábado, e estarão em cima da mesa assuntos como «a acessibilidade, o emprego, a saúde e a educação», naquilo que a organização considera «um sinal de vitalidade das organizações de pessoas com deficiência e das suas reivindicações». A discussão destes temas diz respeito às questões da deficiência, «mas também a tudo o que é transversal a toda a população».

A CNOD, criada em 1980, representa hoje 40 associações e conta com milhares de filiados, incluindo todos os tipos de deficiência como a intelectual, a motora, a sensorial e a orgânica. Esta estrutura representa, em Portugal, o Fórum Europeu de Deficiência e é membro do Conselho Económico e Social e do Conselho de Opinião da RTP.

A Confederação tem como missão «promover a unidade e a cooperação entre o movimento associativo das pessoas com deficiência em torno dos problemas e reclamações que lhes são comuns», e nesse sentido, o seu 13º Congresso será «um momento determinante na luta pelos direitos das pessoas com deficiência»

Para a CNOD, «o reforço do movimento associativo das pessoas com deficiência» e a sua unidade e luta são o caminho «para recuperar direitos entretanto retirados» e para alcançar «o fim das barreiras que impõem a desigualdade e a discriminação».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui