Nestes quarenta e cinco anos de actividade, cumpridos dia 20 de Abril, «esforçámo-nos por cumprir os princípios e objectivos que defendemos nos nossos estatutos: consolidar e fortalecer a unidade do movimento associativo das pessoas com deficiência, coordenar actividades e acções conjuntas em prol da conquista e da efectivação de direitos», afirma a CNOD num comunicado à imprensa.
A estrutura, que em 2024 realizou o 29.º Encontro Nacional de Pessoas com Deficiência, sob o lema «50 anos de Abril, Em luta por uma Sociedade Inclusiva!», tem congresso agendado para 8 de Novembro próximo, em Oeiras.
«Direitos! Inclusão! Igualdade para cumprir a Constituição!» é o lema da 15.ª reunião magna da CNOD, com o objectivo de reforçar a estrutura e a intervenção da confederação, e aprofundar o debate em torno da realidade das pessoas com deficiência.
«Num quadro em que várias forças internacionais promovem os conflitos e a guerra, criadores de inúmeras vítimas e do aumento do número de pessoas com deficiência», a CNOD apela igualmente à paz e à solução pacífica dos conflitos em curso, defendendo «o superior interesse dos povos à sua dignidade, liberdade e progresso». Consigna, que, salienta, «transporta a herança histórica de muitas gerações de mulheres e homens com deficiência que lutaram pelo fim das barreiras que nos separam da inclusão plena».
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui