|Banca

Com lucros de milhões, Novo Banco quer mais dinheiro do Fundo de Resolução

Apesar dos lucros obtidos em 2021, que devem rondar os 200 milhões de euros, o banco herdeiro do BES de Ricardo Salgado prepara novo pedido de capital ao Fundo de Resolução. 

Os portugueses foram obrigados a suportar as perdas provocadas pelo assalto conduzido pela família Espírito Santo
Créditos

Segundo o Jornal Económico, que divulgou a informação esta sexta-feira, o valor exacto do pedido ainda não é conhecido, uma vez que também ainda não são conhecidos os resultados finais obtidos pela instituição em 2021, mas notícias vindas a público dão conta de que devem rondar os 200 milhões de euros. 

A possibilidade de vir a pedir nova injecção de capital já tinha sido avançada em Maio pelo presidente executivo do Novo Banco, numa audição da comissão parlamentar de inquérito (CPI).

Segundo afirmou então António Ramalho, a instituição herdeira do BES poderia vir a pedir uma nova capitalização ao Fundo de Resolução, a rondar os 100 milhões de euros, referente às contas do ano passado. 

Desde a resolução do BES que os apoios públicos ao Novo Banco já ultrapassaram os oito mil milhões de euros. As audições realizadas no âmbito da CPI, designadamente a António Ramalho, mas também a Mário Centeno e a Carlos Costa, actual e ex-governador do Banco de Portugal, permitiram concluir que o Estado está a pagar quase o mesmo que custaria a nacionalização do Novo Banco, mas perdendo activos e receitas.

Em Setembro de 2020, PS, PSD, IL, PAN, Ch e CDS-PP chumbaram no Parlamento a reversão da venda do Novo Banco e a sua transferência para a esfera pública. 

Tópico