Os comunistas, considerando que a Base das Lajes, nos Açores, registou esta quarta-feira um maior movimento de aeronaves militares dos EUA, chegando a estarem estacionados na pista «11 aviões reabastecedores KC-46 Pegasus, 12 caças F-16 Viper e um cargueiro militar C-17 Globemaster III», conforme notícia do Público citando a Lusa, pretendem saber se o Governo «conhece os objectivos desta movimentação, nomeadamente, em relação a uma eventual agressão militar norte-americana ao Irão».
Por outro lado, o PCP chama a atenção do Governo para o facto de a conivência com os EUA e a associação de Portugal a uma eventual agressão militar contra o Irão contrariarem a «Constituição da República Portuguesa, que pugna por uma política de paz e de solução pacífica dos conflitos internacionais».
Na pergunta, o Grupo Parlamentar comunista sublinha que este aumento de movimentação de aviões das Forças Armadas norte-americanas nas Lages «recorda o mês de Junho de 2025 e a situação que precedeu a agressão militar dos EUA ao Irão».
Entretanto a frota norte-americana nos Açores continua a aumentar: esta sexta-feira, um C-5M Super Galaxy, o maior avião de transporte da Força Aérea dos EUA (ver foto), aterrou na Base das Lajes.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui
