Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|habitação

Banco Central Europeu aumenta novamente as taxas de juro

Trata-se do sétimo aumento consecutivo, entre Julho de 2022 e Maio de 2023, um aumento que afecta directamente os créditos à habitação, dificulta a vida das famílias e aumenta os lucros dos bancos.

Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, Alemanha (foto de arquivo) 
Sede do Banco Central Europeu, em Frankfurt, Alemanha (foto de arquivo) Créditos

A denúncia é do Porta a Porta – Casa para Todos, Movimento pelo Direito à Habitação, para quem é fundamental «criar as condições de vida que permitam a quem vive do seu trabalho garantir condições para manter e sustentar a sua Casa».

Este Movimento considera ser «tempo de colocar os interesses de quem vive e trabalha em Portugal à frente dos lucros dos bancos», baixando as taxas de juro para estabilizar a economia e garantir o direito à habitação.

O Porta a Porta – Casa para Todos, para além da diminuição das taxas de juro, exige a estabilização dos contratos de arrendamento, a garantia da renovação dos actuais contratos de arrendamento, rendas com valores regulados e o fim dos despejos sem alternativa de habitação digna.

O Movimento, que esteve esta quinta-feira junto à delegação do Banco de Portugal no Porto, reivindica ainda o combate à informalidade do arrendamento, mais habitação pública e alojamento público estudantil.

Este é o sétimo agravamento consecutivo dos juros, por parte do Banco Central Europeu (BCE), num aumento acumulado de 375 pontos base desde Julho do ano passado. Ao mesmo tempo que asfixiam o orçamento das famílias, estas subidas das taxas de juro engordam as receitas da banca. No ano passado, a margem financeira dos bancos atingiu 7,513 mil milhões de euros, o valor anual mais alto desde 2011. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui