Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Revolução de Abril

«45 anos da Revolução de Abril e o fim do colonialismo» assinalados em Lisboa

Realizou-se, esta quarta-feira na Casa do Alentejo, uma sessão com largas dezenas de participantes para celebrar o 25 de Abril e as suas conquistas, como a da libertação dos povos colonizados.

Sessão «45 anos da Revolução de Abril e o fim do colonialismo». Casa do Alentejo, Lisboa, 24 de Outubro de 2019
Sessão «45 anos da Revolução de Abril e o fim do colonialismo». Casa do Alentejo, Lisboa, 24 de Outubro de 2019Créditos / CPPC

A iniciativa, promovida por 12 organizações1 contou com debate sobre as lutas dos povos em Portugal e nas ex-colónias, no período que antecedeu o 25 de Abril de 1974, e de como estas foram decisivas para a derrota do regime fascista português que, por sua vez, precipitou a conquista pelos povos dos países então colonizados da sua independência e autodeterminação.

A actualidade também esteve presente, com o debate sobre exemplos de colonialismo que persistem no mundo, como são os casos da Palestina e do Saara Ocidental. Os presentes e as suas organizações manifestaram-se solidários com os povos que são hoje vítimas dessa situação e valorizaram os princípios conquistados com a Revolução de Abril, que a Constituição da República Portuguesa consagra.

A discussão foi moderada por Ilda Figueiredo, presidente Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC), e teve diversos oradores com o Coronel Baptista Alves, Capitão de Abril, Francisco Canelas, dirigente da União de Resistentes Anti-Fascistas Portugueses (URAP), Ana Souto, dirigente do Movimento Democrático de Mulheres (MDM), Augusto Flor, presidente da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), Jorge Cadima, do Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), e de João Barreiros da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN). Intervieram ainda representantes da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) e do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Esta sessão foi organizada quando passa um ano sobre o grande Encontro pela Paz, realizado em Loures, que contou com largas centenas de participantes.

  • 1. Câmara Municipal de Loures, Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional , Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto, Conselho Português para a Paz e Cooperação, Federação Nacional de Professores, Juventude Operária Católica, Liga Operária Católica, Movimento Democrático de Mulheres, Movimento Municípios pela Paz, Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, Pastoral Operária e União de Resistentes Antifascistas Portugueses

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui