A sinistralidade no Itinerário Complementar 8 (IC8) já se tornou um problema crónico, mas nem por isso foram postas em prática as medidas necessárias para pôr termo à situação. O IC8 faz a ligação entre a A17, em Pombal, e a A23, perto de Vila Velha de Ródão, sendo uma importante via de transporte de mercadorias entre o litoral e o interior.
Vários troços do IC8 não são próprios de um Itinerário Complementar, denuncia o projecto do PCP, destacando o troço de Pombal e Pontão/Avelar, 27km do IC8 que atravessam «várias localidades, com inúmeras limitações de velocidade a 50 Km/h, cruzamentos de nível e várias curvas fechadas, elementos não compatíveis» com a sua classificação.
No Projecto de Resolução é levantada a necessidade de uma intervenção estrutural no IC8, «com alteração do traçado e perfil, nomeadamente entre Avelar e Pombal, que desvie para fora das localidades o trânsito regional e nacional, nomeadamente o trânsito de pesados», permitindo uma maior segurança rodoviária e maior fluidez na circulação de veículos.
Indispensável parece ser a construção de faixas de aceleração e de desaceleração nos nós de acesso ao IC8, onde ainda não existam, e a melhoria das condições de circulação, nomeadamente no que respeita à iluminação e o piso.
As obras de remodelação do IC8 chegaram a estar agendadas há mais de uma década, tendo sido retiradas durante o mandato de 2011-2015 do PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho, «defraudando uma justa reivindicação da população».
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