|estradas nacionais

Requalificação do IC8 de volta à Assembleia da República

O Projecto de Resolução, apresentado esta semana pelo grupo parlamentar do PCP, visa «a resolução de vários e graves problemas no Itinerário Complementar 8 (IC8)».

Destroços resultantes do acidente entre dois veículos no IC8, em São João da Ribeira, no concelho de Pombal, em 24 de Setembro de 2018
Destroços resultantes do acidente entre dois veículos no IC8, em São João da Ribeira, no concelho de Pombal, em 24 de Setembro de 2018CréditosPaulo Cunha / Agência Lusa

A sinistralidade no Itinerário Complementar 8 (IC8) já se tornou um problema crónico, mas nem por isso foram postas em prática as medidas necessárias para pôr termo à situação. O IC8 faz a ligação entre a A17, em Pombal, e a A23, perto de Vila Velha de Ródão, sendo uma importante via de transporte de mercadorias entre o litoral e o interior.

Vários troços do IC8 não são próprios de um Itinerário Complementar, denuncia o projecto do PCP, destacando o troço de Pombal e Pontão/Avelar, 27km do IC8 que atravessam «várias localidades, com inúmeras limitações de velocidade a 50 Km/h, cruzamentos de nível e várias curvas fechadas, elementos não compatíveis» com a sua classificação.

No Projecto de Resolução é levantada a necessidade de uma intervenção estrutural no IC8, «com alteração do traçado e perfil, nomeadamente entre Avelar e Pombal, que desvie para fora das localidades o trânsito regional e nacional, nomeadamente o trânsito de pesados», permitindo uma maior segurança rodoviária e maior fluidez na circulação de veículos.

Indispensável parece ser a construção de faixas de aceleração e de desaceleração nos nós de acesso ao IC8, onde ainda não existam, e a melhoria das condições de circulação, nomeadamente no que respeita à iluminação e o piso.

As obras de remodelação do IC8 chegaram a estar agendadas há mais de uma década, tendo sido retiradas durante o mandato de 2011-2015 do PSD/CDS-PP, liderado por Pedro Passos Coelho, «defraudando uma justa reivindicação da população».

Tópico