Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Tropas sírias e civis interceptam 2 caravanas militares dos EUA

Habitantes de duas aldeias, em conjunto com militares do Exército sírio, impediram que tropas norte-americanas atravessassem as suas terras, num quadro de aumento de tensões no Nordeste do país árabe.

A presença das tropas norte-americanas na Síria foi sempre denunciada e considerada ilegítima pelo governo de Damasco
A presença das tropas norte-americanas na Síria foi sempre denunciada e considerada ilegítima pelo governo de Damasco (imagem de arquivo) Créditos / drimpic.pw

Um dos casos ocorreu em Hamo, aldeia localizada perto da cidade de Qamishli (província de Hasaka), onde os habitantes e o Exército Árabe Sírio (EAS) travaram a passagem a uma comitiva militar dos EUA, composta por cinco viaturas, que queria atravessar a aldeia, esta terça-feira.

A agência SANA informa que um incidente semelhante ocorreu na aldeia de Kherbat al-Asa'ad, na mesma província, onde os residentes e os militares sírios forçaram três veículos blindados dos EUA a dar meia volta e a mudar de caminho.

Nas últimas semanas, os incidentes entre civis, apoiados pelo EAS, e grupos de viaturas norte-americanas em aldeias da província de Hasaka têm-se repetido com frequência, lembrando a PressTV situações de tensão semelhantes ocorridas nos dias 27, 25, 23 e 8 de Março.

Tal situação relaciona-se com a transferência de tropas que os EUA têm estado a realizar – com particular incidência de Janeiro para cá – do Iraque para a Síria, sendo que, pelo posto fronteiriço de al-Walid, as autoridades sírias registam a passagem de pelo menos uma caravana militar norte-americana por semana, na maior parte dos casos com destino à base ilegal de Kherab al-Geir, nas imediações da cidade de Malikiyah, na província de Hasaka.

Escalada de tensões no Norte e Nordeste da Síria

Violando as leis internacionais, os EUA estão a reforçar a presença de tropas e de material logístico no Nordeste da Síria e região a al-Jazirah (a leste do rio Eufrates), onde mantêm diversas instalações militares ilegais e continuam a saquear o petróleo, gás e outras riquezas naturais da Síria, com o apoio das chamadas Forças Democráticas Sírias (FDS), na sua maioria curdas.

Apesar de Donald Trump ter chegado a anunciar a saída das tropas norte-americanas da Síria, actualmente os EUA estão a promover o saque dos recursos e uma escalada da tensões no Norte e Nordeste do país árabe (províncias de Hasaka, Deir ez-Zor, Raqqa e Alepo).

No entanto, as tropas norte-americanas não se movem à vontade, sendo que o seu nível de ingerência se tem visto limitado por «encontros» com o EAS, patrulhas da Polícia Militar russa e mesmo com tropas turcas e mercenários ao seu serviço.

O governo sírio tem denunciado reiteradamente a presença das tropas dos EUA e de todas as forças de ocupação em território sírio, sublinhando o carácter ilegal dessa presença e condenando o «roubo» dos recursos naturais do país.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui