Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA

Solidária norte-americana destaca resistência de Cuba face ao bloqueio

Gloria La Riva, que foi homenageada esta quinta-feira na Ilha, instou o governo de Biden a entender-se com Cuba e sublinhou a resistência cubana no contexto da pandemia e do bloqueio.

Fernando González, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, entrega uma distinção à solidária norte-americana Gloria La Riva, actual coordenadora do Comité de Solidariedade com Cuba e Venezuela e ex-coordenadora do Comité Nacional pela Libertação dos Cinco nos EUA 
Fernando González, presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, entrega uma distinção à solidária norte-americana Gloria La Riva, actual coordenadora do Comité de Solidariedade com Cuba e Venezuela e ex-coordenadora do Comité Nacional pela Libertação dos Cinco nos EUA Créditos / Prensa Latina

«Vocês inspiram-nos», afirmou a coordenadora do Comité de Solidariedade com Cuba e Venezuela (Cuba & Venezuela Solidarity Committee) nos Estados Unidos, durante um encontro com jornalistas em Havana.

La Riva pediu às autoridades norte-americanas que restabeleçam imediatamente o envio de remessas, os voos, o comércio sem entraves, e retirem Cuba da lista dos países que alegadamente não cooperam na luta contra o terrorismo. E disse que se podia fazer muito se fossem usadas as prerrogativas do Presidente.

«Donald Trump mostrou com as mais de 240 medidas contra Cuba – ainda vigentes – o poder dessas prerrogativas», explicou, citada pela Prensa Latina.

Ignorando o panorama futuro no que respeita a Cuba, disse que uma coisa é clara: «Os democratas estão focados nas eleições intercalares de 2022», pelo que a questão de Cuba «não é uma prioridade».

Tarefas em mãos

Explicou que várias organizações que apoiam a Ilha estão actualmente envolvidas na campanha «Salvando vidas», recolhendo doações que permitam adquirir seringas e outros insumos destinados ao combate à pandemia.

Disse ainda que, para 20 de Junho, estão a preparar uma grande caravana contra o bloqueio, três dias antes da apresentação nas Nações Unidas do relatório de Cuba sobre a necessidade de acabar com esse cerco, que classificou como «criminoso».

Uma das tarefas do movimento de solidariedade, explicou, é educar o povo norte-americano sobre o bloqueio, que muitos desconhecem. «O bloqueio não é embargo, nem falta de intercâmbio, é uma guerra económica, juntamente com uma guerra mediática e política», disse.

Interesse crescente por Cuba e o socialismo

A ex-candidata presidencial do Partido pelo Socialismo e Libertação afirmou que está a crescer no seu país o interesse pela maior ilha das Ilhas Antilhas, sobretudo entre os jovens, e disse que estão errados aqueles que acreditam na eventual destruição da Revolução cubana.

La Riva, que realizou mais de cem viagens ao país caribenho, defendeu que Cuba é «uma esperança de como é possível mudar o mundo», indica a Prensa Latina.

Referiu também que há hoje mais interesse que nunca pelo socialismo nos EUA, «porque as pessoas vivem o capitalismo, porque temos mais de 40 milhões de famílias que estão à beira de perder a sua casa por não a poder pagar nesta situação decorrente da Covid-19».

«No entanto, o magnata Jeff Bezos, director executivo da Amazon, como mais uns quantos, obteve lucros de 48 mil milhões de dólares, tirando vantagens da maior crise da nossa história», acrescentou.

Gloria La Riva deslocou-se a Havana também para ser homenageada pelo Instituto Cubano de Amizade com os Povos (ICAP), que ontem lhe atribuiu uma distinção pela «defesa incansável dos direitos humanos, lealdade e solidariedade com Cuba».

La Riva foi coordenadora do Comité Nacional pela Libertação dos Cinco antiterroristas cubanos que, durante longos anos, cumpriram injustamente penas de prisão nos Estados Unidos.

Fernando González, presidente do ICAP, sublinhou que La Riva não cessou a sua actividade após o triunfo da libertação e do regresso a casa dos cinco heróis cubanos, tendo continuado a lutar em defesa da Revolução cubana e da bolivariana, na Venezuela.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui