Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA

Movimento solidário nos EUA reafirma compromisso com Cuba

Representantes do Movimento de Solidariedade com Cuba nos EUA instaram à eliminação do bloqueio, reiteraram o compromisso com a Ilha e anunciaram que a campanha de recolha de seringas foi um êxito.

Representantes do movimento solidário com Cuba nos EUA, durante a conferência de imprensa na Embaixada cubana em Washington 
Representantes do movimento solidário com Cuba nos EUA, durante a conferência de imprensa na Embaixada cubana em Washington Créditos / Codepink

Numa conferência de imprensa que ontem teve lugar na Embaixada de Cuba em Washington, a rede solidária defendeu «paz, solidariedade e amor», refere a agência Prensa Latina, num momento de especial recrudescimento do cerco unilateral imposto à Ilha, agravado no contexto da Covid-19.

Os amigos de Cuba nos Estados Unidos conseguiram juntar uma verba superior a 500 mil dólares, que resultam de contributos de pessoas de todos os recantos do país norte-americano que se identificam com Cuba e defendem a unidade entre ambos os povos, indica a fonte.

Os membros do Movimento falaram sobre a campanha de recolha desses fundos, que permitiram adquirir materiais necessários à luta contra a pandemia na maior ilha das Antilhas.

Como símbolo da doação, da qual já chegaram ao porto cubano de Mariel cerca de dois milhões de seringas, no passado dia 17, os representantes de organismos solidários entregaram um certificado à representação diplomática de Havana.

Medea Benjamin, membro do Movimento, afirmou que vão continuar a recolher dinheiro para enviar não apenas seringas, mas também medicamentos, como antibióticos, analgésicos, vitaminas e outros paliativos para pessoas que sofrem de hipertensão, cancro e diabetes – para assim mostrar quantas pessoas nos EUA querem ajudar o povo cubano.

A solidária destacou o apoio recebido da parte dos cubano-americanos, graças ao trabalho do professor Carlos Lazo e do seu projecto «Puentes de Amor», que nesta altura promove uma caravana sem precedentes de 2000 quilómetros, para reclamar ao presidente Joe Binden o fim do bloqueio e das sanções que causam sofrimento às famílias em Cuba.

Trabalho dos médicos cubanos pelo mundo mereceu referência especial

Na sua intervenção, Benjamin sublinhou o trabalho dos médicos cubanos pelo mundo fora, salvando milhões de vidas, e recordou que, quando iam de automóvel a apresentar a campanha, alguém os parou, tirou uma nota de 20 dólares do bolso e afirmou que era o seu contributo para reconhecer o grande trabalho dos médicos cubanos.

«Trata-se de uma campanha para a qual contribuiu gente de recursos limitados, mas com uma grande vontade de ajudar», frisou Benjamin, citada pela Prensa Latina.

Por seu lado, Félix Sharpe-Caballero, cubano residente nos Estados Unidos, sublinhou a necessidade da unidade de ambos os povos e a vontade da maioria dos cubanos que vivem no estrangeiro de apoiar o seu país.

A compra e o envio foram organizados pela Global Health Partners, organização humanitária que enviou medicamentos e materiais médicos para Cuba durante 27 anos, refere a fonte.

Entre os grupos que recolheram fundos estão a Campanha #SavingLives (uma coligação de dezenas de organizações que se opõem ao bloqueio), Codepink, The People's Forum, International Longshore and Warehouse Union (ILWU), Democratic Socialists of America (DSA) e dois grupos compostos por cubano-americanos: o Movimiento No Embargo Cuba e Puentes de Amor.

Durante a conferência de imprensa, os participantes defenderam ainda a melhoria das relações diplomáticas entre ambos os países.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui