Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Síria

Síria recupera peças arqueológicas roubadas que se encontravam no Reino Unido

As autoridades sírias, em cooperação com o Museu Nacional de Omã, recuperaram um conjunto de peças que tinham sido saqueadas e contrabandeadas, e que foram encontradas no Museu Britânico.

Créditos / Prensa Latina

Segundo revela a agência Sana, a devolução foi concretizada graças aos esforços de mediação do Museu Nacional do Sultanato de Omã, que geriu a recuperação de um conjunto de peças valiosas datadas de meados do século IV, com origem na cidade de Nawa, no Sul da Síria.

A cerimónia de entrega das peças antigas teve lugar esta quarta-feira, num acto conjunto organizado pelo Museu Nacional de Omã e a Embaixada da República Árabe da Síria em Mascate.

Num discurso proferido por videoconferência, a ministra síria da Cultura, Lubana Mashwah, agradeceu ao Sultanato de Omã e às entidades que participaram no processo de recuperação e transporte das antiguidades roubadas desde o Reino Unido.

Enalteceu, além disso, o museu sediado em Mascate pelo contributo que deu para a recuperação e devolução de milhares de peças que foram roubadas de sítios arqueológicos na Síria por sabotadores e contrabandistas em zonas sob o controlo de terroristas.

«Esta recuperação tem o seu próprio simbolismo, já que é uma vitória da civilização sobre o atraso, e é uma conquista graças a esforços realizados por várias partes durante anos, animados pela consciência e o valor humano e cultural destas peças», disse a titular da pasta da Cultura, citada pela Sana.

Por seu lado, Jamal bin Hassan al-Moosawi, secretário-geral do Museu Nacional de Omã, disse que «a iniciativa de devolver artefactos sírios à sua terra é o resultado da cooperação tripartida entre o Museu Nacional, a Direcção-Geral de Antiguidades e Museus [DGAM] síria e o Museu Hermitage, na Rússia».

Mikhail Piotrovsky, director do Museu Hermitage, em São Petersburgo, também interveio por videoconferência na cerimónia que decorreu na Embaixada da Síria em Omã, louvando os esforços realizados para chegar às antiguidades roubadas e devolvê-las à Síria.

Outra intervenção esteve a cargo do embaixador sírio em Mascate, Idris Maya, que agradeceu aos dirigentes e ao povo de Omã por «esta generosa iniciativa», que «reflecte o seu grande interesse pelo património humano em geral e o património sírio em particular».

Em declarações à Sana, o director-geral da DGAM síria, Muhammad Nazir Awad, disse que as peças em causa foram contrabandeadas para o estrangeiro há anos, tendo sido encontradas no Reino Unido.

De acordo com a DGAM, as autoridades sírias recuperaram mais de 40 mil peças que foram roubadas por terroristas e contrabandeadas para diversos países, no período da guerra imposta.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui