Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Galiza

Greve fecha as lojas da H&M em Vigo, Pontevedra e Lugo

A paralisação deste sábado, explica a CIG, teve lugar para reclamar o cumprimento do acordo colectivo, bem como para exigir aumentos salariais e melhores condições de trabalho.

Trabalhadores da H&M em greve em Vigo 
Trabalhadores da H&M em greve em Vigo Créditos / CIG

As lojas da H&M nas cidades de Vigo, Pontevedra e Lugo estiveram encerradas no dia 8, na sequência da jornada de greve e mobilização convocada para exigir o respeito pelo acordo colectivo, além de melhores salários e condições laborais.

No caso dos trabalhadores de Vigo e Pontevedra, está em causa a actualização dos salários e subsídios, bem como o pagamento de salários em atraso.

Segundo explica a Confederação Intersindical Galega (CIG) no seu portal, estes trabalhadores tinham desconvocado uma greve marcada para dia 1 de Abril, tendo em conta que a empresa se comprometeu a abordar as matérias em causa – nomeadamente o cumprimento do acordo colectivo, a actualização salarial e a questão dos atrasos.

No entanto, os trabalhadores decidiram manter a greve agendada para este sábado, enquanto esperam que a transnacional sueca do sector têxtil aplique as medidas acordadas.

Trabalhadores da H&M em greve em Pontevedra / CIG

Tanto em Vigo como em Pontevedra, a jornada de greve ficou marcada por mobilizações. Em Vigo, as trabalhadoras das lojas nos centros comerciais Gran Vía e Vialia manifestaram-se pelo centro da cidade. No caso de Pontevedra, as empregadas do estabelecimento na Rua Benito Corbal realizaram uma concentração frente à loja e manifestaram-se nas imediações.

Nos próximos dias, refere a  CIG, vão reunir-se com a Inspecção do Trabalho, para abordar as denúncias apresentadas em função dos incumprimentos da empresa, e na expectativa de que autoridade laboral inste a H&M a respeitar os acordos.

Em Lugo, os trabalhadores da loja da H&M no Centro Comercial das Termas estiveram em greve na quinta-feira e no sábado, reclamando aumentos salariais e melhores condições laborais. Estes dois dias de paralisação juntam-se a outros três, ali, com adesão total, pelo que a loja está praticamente fechada desde a segunda-feira passada.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui