Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Brasil

Fórum de São Paulo deve reforçar a integração e a unidade continental

O Comitê Anti-imperialista General Abreu e Lima defende o reforço dos blocos de unidade política, social e cultural latino-americanos e caribenhos, a propósito do XXVI Encontro do Fórum de São Paulo.

Créditos / @ForodeSaoPaulo

Numa longa carta, a plataforma brasileira apresentou as suas linhas de actuação e propôs alguns tópicos, em seu entender «prioritários e estruturadores» da luta anti-imperialista, a debater no encontro, que se prolonga até dia 2 de Julho em Brasília.

O fortalecimento dos BRICS e de blocos como Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e a União das Nações Sul-americanas (Unasul) é um dos pontos referidos.

Na extensa lista apresentada, o comité defende o debate de «tarefas históricas», nomeadamente sobre as «formas actuais de construir o poder popular de baixo para cima».

«Defender o socialismo como alternativa ao modo de produção capitalista» e «buscar um avanço mais além da resistência» são outras tarefas a debater.

A missiva propõe ainda que se estude «com mais detalhes e objectividade a dinâmica da penetração capitalista e seus instrumentos».

Da mesma forma, defende a criação de uma «linguagem acessível a públicos com menos acesso à informação e conhecimento crítico», para assim combater os estereótipos criados pela semântica da direita.

Um outro ponto referido pelo comité é o da superação das «divisões existentes no campo da esquerda, as vaidades, as competições, unificando a acção para encontrar os caminhos e avançar no processo revolucionário».

Defende igualmente a construção de «tácticas que fortaleçam a estratégia socialista, levando em conta o senso de urgência imposto pelo desastre sócio-ambiental planetário», que resulta do actual modo de produção capitalista.

Para o comité, é importante «resgatar o trabalho de formação política de base, numa perspectiva revolucionária, classista e que una as lutas da cidade, do campo, das florestas e de todos os oprimidos e explorados no enfrentamento ao imperialismo».

O comité também declara o apoio às lutas dos povos palestiniano e saarauí, à libertação de Pedro Castillo, no Peru, bem como aos «processos revolucionários cubano, sandinista e bolivariano».

Integração para fazer avançar a soberania

A actual edição do Fórum de São Paulo, em Brasília, que se segue à que em 2019 se realizou em Caracas, tem como lema «Integração regional para avançar a soberania latino-americana e caribenha».

«Existem dois contextos que embasam isso. Um deles é o contexto mundial, de um mundo que avança para a multipolarização, e você precisa ter uma América Latina forte, integrada, unida para estar neste mundo», disse ao Brasil de Fato a secretária de Relações Internacionais do PCdoB e uma das organizadoras do Fórum, Ana Prestes.

«E o outro é o contexto regional de vitórias eleitorais de partidos de esquerda, partidos progressistas, o que facilita a retomada de uma agenda integracionista depois de muita destruição», explicou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui