Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|EUA

Cuba condena violência contra jornalistas nos EUA

O ministro cubano dos Negócios Estrangeiros criticou este sábado os actos de violência policial nos EUA contra jornalistas. Uma realidade que, constata Bruno Rodríguez, «escapa à agenda mediática».

Créditos / PBS

Através da sua conta oficial no Twitter, o chefe da diplomacia cubana regista que, desde o início dos protestos do movimento Black Lives Matter, depois do assassinato do afro-americano George Floyd pelas mãos da polícia em Maio de 2020, as «forças da ordem» agrediram 322 jornalistas, prenderam 121 e destruíram equipamento a 76. 

A este propósito, a Prensa Latina cita o cientista político argentino, Atilio Borón, que num artigo publicado em finais de Dezembro, intitulado A miséria moral do «jornalismo independente», acrescenta que 13 jornalistas foram acusados ​​e submetidos a processos judiciais após a morte de Floyd.

Em 2018, cinco repórteres foram mortos a tiro nos EUA, «mas isso não foi e nunca será notícia nos media hegemónicos» daquele país, constata Borón, que recupera o pensamento do jornalista e escritor, Gilbert K. Chesterton, durante a Primeira Guerra Mundial, de que «os jornais começaram para dizer a verdade, mas hoje existem para impedir que a verdade seja dita». 

Uma reportagem do Granma apresenta o jornalismo como uma das profissões mais perigosas do mundo em 2020. Segundo análise da organização não governamental Repórteres sem Fronteiras, 51 jornalistas foram assassinados no ano passado e 400 foram presos.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui