Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|cooperação

China e Venezuela aprofundam cooperação e assinam 31 acordos

O presidente da Venezuela anunciou, esta quarta-feira, em Pequim, a assinatura de 31 acordos e documentos de trabalho para a cooperação estratégica com a China, no âmbito da visita ao país asiático.

Nicolás Maduro na XVII Reunião da Comissão Mista de Alto Nível China-Venezuela, a 13 de Setembro de 2023 
Nicolás Maduro na XVII Reunião da Comissão Mista de Alto Nível China-Venezuela, a 13 de Setembro de 2023 Créditos / @nicolasmaduro

Durante a XVII Reunião da Comissão Mista de Alto Nível entre os dois países, Nicolás Maduro destacou o excelente estado das relações bilaterais, que iniciaram uma etapa de avanços a partir de 2001, sob a orientação de Hugo Chávez.

Referindo-se às várias fases por que passaram os laços bilaterais, o presidente venezuelano deu destaque ao momento difícil que o país sul-americano viveu entre 2018 e 2022.

Nesses anos «chegaram as sanções e as medidas coercivas unilaterais do Ocidente contra a economia venezuelana», sublinhou, lembrando como o país perdeu 99% dos rendimentos em dólares de um dia para o outro e teve de criar uma economia de guerra.

O chefe de Estado venezuelano referiu-se ainda ao impacto negativo a nível mundial do surto epidémico de Covid-19, que classificou como etapa complexa, «mas na qual a China esteve ao lado da Venezuela e, graças a eles, tivemos cuidados de saúde, medicamentos e vacinas para enfrentar a doença».

No acto de encerramento da XVII Reunião da Comissão Mista de Alto Nível China-Venezuela, em Pequim, Maduro destacou o «momento de maior peso» dos laços bilaterais, e o carácter «inquebrável» que assumem com a assinatura de 31 acordos, refere a VTV.

Durante a XVII Comissão, foram assinados 31 acordos e documentos de trabalho para a cooperação entre China e Venezuela / @nicolasmaduro

Estes traduzem-se na construção de uma nova agenda, um novo tempo de prosperidade e de crescimento económico, desenvolvimento científico, cultural, de avanço conjunto como povos irmãos, acrescentou.

O chefe de Estado informou ainda que foram criadas sete comissões e definidas 31 linhas de trabalho, com vista ao aprofundamento das relações financeiras, económicas e comerciais em áreas como o petróleo, gás, indústria, agricultura, exploração mineira, infra-estruturas, comunicação e turismo.

Em seu entender, trata-se de uma etapa que é modelo de relações para o Sul Global e uma referência nas relações entre dois países.

Cooperação assente no respeito mútuo

Por seu lado, a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, sublinhou que a cooperação entre ambos os países de baseia no respeito mútuo e que esta XVII Comissão representa um fracasso para quem tentou travar a cooperação e a amizade entre a China e a Venezuela.

O presidente chinês, Xi Jinping, que hoje recebeu o seu homólogo venezuelano no Grande Palácio do Povo, destacou a amizade tradicional do país asiático com a Venezuela.

«A China sempre encarou o desenvolvimento das relações com a Venezuela numa perspectiva estratégica e a longo prazo», disse Xi, que reafirmou o apoio do seu país «à justa causa» do país caribenho na luta «contra a interferência externa».

Xi Jinping disse estar disposto a trabalhar com a Venezuela com vista à criação de um plano para o desenvolvimento das relações entre ambos, de modo a consolidar e aprofundar a cooperação em diversas áreas, com mais benefícios para os dois povos e mais energia positiva para a paz e o desenvolvimento mundiais, refere a TeleSur.

Nicolás Maduro chegou à China na sexta-feira passada em visita oficial, que termina hoje.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui