Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|BCE

Ao mesmo tempo que sobe taxas de juro, Lagarde pede menos apoios às famílias

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), que hoje decidiu subir as suas taxas de juro em 50 pontos base, apelou aos governos da zona euro para «rapidamente» reduzirem apoios para travar a inflação.

Christine Lagarde durante a conferência de imprensa a 8 de Setembro. 
CréditosRONALD WITTEK / EPA

Christine Lagarde apelou aos governos da zona euro para começarem «rapidamente» a reduzir os apoios orçamentais às famílias e às empresas, recuperando o argumento de que assim se trava a inflação.

«É importante começar rapidamente a reduzir essas medidas de forma concertada», quando «os preços da energia baixam», para evitar «aumentar as pressões inflacionistas a médio prazo», declarou Lagarde, em conferência de imprensa, após a reunião de política monetária do BCE.

Indiferente aos sacrifícios com que muitas famílias estão confrontadas graças ao aumento do custo de vida, o BCE, que recentemente reconheceu que a inflação se devia à subida da margem de lucro dos grandes grupos económicos, decidiu manter o compromisso de subir as suas taxas de juro em meio ponto percentual com o argumento de assegurar «um retorno atempado da inflação ao objectivo de 2% a médio prazo».

Numa altura em que muitas famílias já não conseguem acomodar a subida da prestação, a estratégia do BCE tem sido acatada de forma obediente pelo Banco de Portugal, como pelo Governo, que se tem recusado a implementar medidas para controlar a inflação, como a fixação dos preços do cabaz de bens essenciais e o aumento dos salários.

O controlo dos preços foi hoje ao Parlamento, num debate de urgência, agendado pelo PCP. Os comunistas têm acusado o Governo de estar ao lado da direita contra propostas de controlo de preços de bens essenciais.   


Com agência Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui