|aumentos salariais

Vitória da luta: trabalhadores da Transtejo e Soflusa conquistam aumentos de salários

O acordo de princípio alcançado pelas estruturas sindicais e as empresas permite que, a partir de Agosto, todos os trabalhadores sejam aumentados em 28 euros por mês.

A Transtejo anunciou que iam ser disponibilizados autocarros esta quinta-feira, nos horários de ponta, devido à falta de embarcações
.CréditosOsvaldo Gago / CC-BY-SA 3.0

Depois das diversas acções de luta protagonizadas pelos trabalhadores, esta segunda-feira, foi alcançada, entre a Transtejo e Soflusa e os sindicatos (FECTRANS, SNTSF, SITEMAQ, SIMAMEVIP), uma revisão ao acordo de empresa que permite aumentos salariais a todos os profissionais.

Os trabalhadores serão ouvidos sobre os termos do texto até ao fim do mês de Julho, o qual terá de ser ratificado pelo seu consentimento.

Determina-se no clausulado acordado que todos os trabalhadores da Soflusa podem vir a ser aumentados em 28 euros por mês, ao passo que os trabalhadores na categoria de mestre terão também a possibilidade de ter integrado o prémio de chefia na remuneração base no valor de 49,44 euros.

Foi ainda acordado que o regulamento das carreiras deverá ser integrado no acordo de empresa, produzindo efeitos a partir de 2020.

Pode ler-se em comunicado da FECTRANS que «se o acordo for aprovado pelos trabalhadores, as negociações serão retomadas a partir de 8 de Outubro próximo para se negociar os salários para 2020 e as restantes matérias que não foram agora objecto de acordo».

Tópico