Em nota à imprensa, a União dos Sindicatos de Setúbal (USS/CGTP-IN) revela que os trabalhadores do sector das carnes estarão em greve no dia 11.
Com o protesto, reivindica-se a garantia de um contrato colectivo de trabalho com direitos, assim como aumentos salariais dignos, a redução dos horários de trabalho para as 35 horas semanais e o gozo de 25 dias de férias sem penalizações.
Em comunicado, o Sindicato Nacional da Indústria Alimentar informa que no dia 11 de Setembro haverá uma greve no sector das carnes e que os trabalhadores vão fazer-se ouvir à porta da associação patronal. Várias têm sido as lutas no sector da alimentação, e o sector das carnes não tem fugido à dinâmica. Prova disso, como pequeno exemplo, têm sido as lutas na Carnes Nobre onde se verifica um processo de consolidação de lutas e de consciencialização dos trabalhadores. Neste sentido, procurando dar um salto qualitativo no patamar de luta, o Sindicato Nacional da Indústria Alimentar, em representação dos trabalhadores, emitiu um comunicado a informar que no dia 11 de Setembro haverá uma greve no sector das carnes. No mesmo dia haverá também uma concentração em frente à sede da Associação Patronal dos Industriais das Carnes. Os trabalhadores exigem a negociação do contrato colectivo de trabalho; melhores condições de trabalho; aumentos salariais dignos; um salários mínimo sectorial de 850 euros; o fim da precariedade; progressão na carreira; folga no dia de aniversário do trabalhador ou dos filhos até aos 12 anos; 25 dias de férias; entre outras reivindicações que acabam por ser gerais a todos os trabalhadores. A concentração será realizada pela manhã junto à Izidoro e haverá um desfile até à associação patronal, no edifício da Bolsa do Porco. Na acção de luta estará a Secretária-Geral da CGTP-IN, Isabel Camarinha assim como representantes de vários sindicatos. No local haverá, então, uma conferência de imprensa a dar a conhecer as reivindicações dos trabalhadores. Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz. O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.Trabalho|
Sector das carnes vai parar
Contribui para uma boa ideia
A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (Fesaht/CGTP-IN) também divulgou um comunicado de imprensa a propósito, no qual afirma que, em conjunto com os sindicatos de alimentação, promove nesse dia a realização de uma concentração, no Montijo, junto à associação patronal APIC – Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes.
A concentração segue-se a um desfile desde a fábrica da Izidoro na cidade do distrito de Setúbal, estando prevista para o período entre as 10h e as 13h.
Posteriormente, indica a Fesaht, será entregue uma moção à APIC com as principais reivindicações dos trabalhadores.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui