|Vitórias Laborais

Trabalhadores da SAMSIC conquistam horários de trabalho dignos

A SAMSIC era a única empresa de Limpeza Industrial no Aeroporto de Lisboa a trabalhar num sistema de 6 dias de trabalho intercalados com 2 de descanso. Acção grevista alcançou a redução do horário para 4 dias.

Trabalhadores da SAMSIC em greve, no Aeroporto de Lisboa. Até à greve de 3 e 4 de Outubro, a administração da empresa insistia em rejeitar todas as reivindicações dos funcionários.
Créditos / STAD

Acabou a discriminação neste sector do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa. Os funcionários da SAMSIC, uma das empresas de Limpeza Industrial que exercem funções no aeroporto, conseguiram, através da luta, acabar com a discriminação de que eram vítimas: os únicos trabalhadores a ter que laborar seis dias seguidos, intercalados com dois de descanso.

A «união, organização e confiança» foram essenciais para alcançar este resultado, refere o Sindicato dos Trabalhadores de Actividades Diversas (STAD/CGTP-IN), em comunicado. As greves que se foram realizando ao longo de 2023 deram resultado: a administração da empresa cedeu e aceitou as reivindicações antes da greve que estava agendada para 9, 10 e 11 de Novembro.

A partir do dia 1 de Dezembro de 2023, os trabalhadores da SAMSIC nos Serviços Gerais do Aeroporto Lisboa vão trabalhar numa escala de quatro dias de trabalho consecutivos, seguidos de 2 dias de folga, sem qualquer perda salarial. A SAMSIC pertence a um grupo francês que presta, em Portugal, «serviços de apoio a instalações, tais como Limpeza, Facility Management, Manutenção Técnica, Espaços Verdes, Serviços de Suporte e Integração de serviços».

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