Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|arquitectura

Plenário nacional de arquitectos: «Um sindicato para quê?»

O Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura (MTA) «decidiu alargar o processo de discussão colectiva» em três plenários nacionais, o primeiro a começar no dia 9 de Outubro, em Lisboa.

Créditos / Movimento dos Trabalhadores em Arquitectura

E do verbo se fez carne. O MTA prepara-se para, já este mês, dar andamento ao processo de discussão pública e participada que, têm confiança, resultará na criação de um sindicato que envolva «todos os arquitectos, arquitectos paisagistas, desenhadores, maquetistas, estagiários, demais trabalhadores e futuros trabalhadores em arquitectura», afirma o comunicado enviado ao AbrilAbril.

Reafirmando a sua pretensão de que «o futuro Sindicato seja criado como foi o Movimento: pela base, com reflexão conjunta, participação alargada, procura de consenso e acção colectiva determinada», o primeiro de três plenários nacionais foi preparada para ter dois momentos.

A contextualização da realidade da profissão e o plano de acção adoptado pelo MTA, com vista à constituição de uma estrutura sindical representativa destes trabalhadores, serão discutidos na primeira parte. A segunda ficará ao cargo de Paulo Marques, professor no departamento de Economia Política do ISCTE, e Bruno Ferreira, psicólogo e dirigente do Sindicato Nacional dos Psicólogos, sobre a «necessidade e importância da organização dos trabalhadores ao longo da história».

Dando continuidade «ao trabalho que [o MTA] tem vindo a desenvolver, assente na contínua mobilização, organização e reivindicação, mas também no espírito solidário, horizontal e plural que o caracteriza», o movimento «insta e acolhe a participação de todos os que queiram contribuir e fazer parte da discussão».

Sob o lema «Um Sindicato para quê?», o plenário vai realizar-se na Voz do Operário, em Lisboa, pelas 15h30. Segundo a organização, serão tomados «todos os cuidados que a cada momento se mostrem necessários, de acordo com a situação de saúde pública existente».

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui