Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Programa de estágios da Jerónimo Martins no Algarve, dirigido para familiares dos trabalhadores

Pingo Doce paga 500 euros por 10 horas/dia e exige silêncio

O Pingo Doce está a propor aos familiares dos seus trabalhadores um «estágio» durante o Verão, no Algarve, a trabalhar 10 horas por dia, com turnos rotativos, a troco de 500 euros.

Qualquer «acto que ponha em causa a boa imagem do Pingo Doce» leva ao não pagamento do valor da bolsa de estágio
Qualquer «acto que ponha em causa a boa imagem do Pingo Doce» leva ao não pagamento do valor da bolsa de estágioCréditosMário Cruz / Agência LUSA

Num documento interno, a que o AbrilAbril teve acesso, a cadeia de supermercados da Jerónimo Martins está a pedir aos seu trabalhadores que «recomendem» pessoas que conheçam para um «programa pioneiro», chamado «Academia de Retalho».

O programa, destinado a «familiares de colaboradores Pingo Doce e JMR (Jerónimo Martins Retalho) de todo o País, excepto ilhas, entre os 18 e os 25 anos», consiste num estágio durante o Verão nas lojas do Algarve, com uma bolsa «no valor líquido de 500 euros» – não havendo qualquer referência à duração do programa.

Destaques do documento interno do Pingo Doce

A troco de menos 57 euros que o salário mínimo nacional, a Jerónimo Martins exige disponibilidade para um «horário rotativo de duas em duas semanas» de dez horas diárias e folgas fixas às quartas e quintas-feiras ou domingos e segundas-feiras. Acrescenta ainda um subsídio de refeição de 5,40 euros em cartão e «alojamento (em quarto partilhado) e refeição extra», mas «apenas para residentes fora da região do Algarve».

«Qualquer falta injustificada, falta de pontualidade, incumprimento de normas e procedimentos internos nas instalações da empresa e/ou do alojamento ou algum acto que ponha em causa a imagem do Pingo Doce ou do Grupo Jerónimo Martins levarão ao abandono imediato do programa sem lugar ao pagamento da bolsa de estágio», termina o documento.

O prazo para candidatura terminou a 26 de Maio e implicava um complexo processo: os interessados tinham de enviar um email com o título «Academia de Retalho», recebendo na resposta um link com o formulário de candidatura. O processo de selecção decorre até 12 de Junho.

Os lucros da Jerónimo Martins subiram 78% em 2016, para quase 600 milhões de euros. No primeiro trimestre deste ano, a dona da cadeia Pingo Doce lucrou 78 milhões de euros, sensivelmente o mesmo que no mesmo período de 2016.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui