|direitos laborais

Hotel Internacional impede sindicato de reunir com trabalhadores

O Sindicato da Hotelaria do Norte denuncia ter sido impedido pelo Hotel Internacional, no Porto, de realizar uma reunião com os trabalhores, em violação do direito à actividade sindical.

Sector da hotelaria continua a crescer sem reflectir-se em melhorias para os trabalhadores
Sector da hotelaria continua a crescer sem reflectir-se em melhorias para os trabalhadoresCréditos

Em comunicado, o Sindicato da Hotelaria do Norte (CGTP-IN) afirma que já não é a primeira vez que o Hotel Internacional impede o direito de reunião dos trabalhadores, num bloqueio «inaceitável» à actividade sindical,

Segundo a estrutura sindical, a situação decorreu quando pretendia reunir com os trabalhadores do hotel, no âmbito de numa ronda de reuniões que está a realizar nas unidades hoteleiras. como o objectivo de «dar a conhecer a nova tabela salarial acordada com a associação patronal e aferir a situação social em cada empresa».

O Sindicato da Hotelaria do Norte reitera que «tem direito à actividade sindical no interior da empresa, por força do estabelecido pelo artigo 55.º da Constituição da República Portuguesa».

Além disso, «o Contrato Coletivo de Trabalho também estabelece o direito de o sindicato desenvolver a actividade sindical no interior da empresa através de dirigentes, delegados sindicais, comissões sindicais e intersindicais», acrescenta a estrutura.

Tópico