|Algarve

Pine Cliffs Resort impede sindicato de contactar trabalhadores

A direcção do Pine Cliffs, um resort de luxo em Albufeira, impediu esta quarta-feira uma acção de contacto por parte do Sindicato da Hotelaria do Algarve junto dos trabalhadores. GNR esteve no local.

O golfe é uma das actividades disponibilizadas no resort
O golfe é uma das actividades disponibilizadas no resortCréditos

Anteontem de manhã, quatro dirigentes do Sindicato da Hotelaria do Algarve (CGTP-IN) foram impedidos de entrar no estabelecimento turístico, para uma «acção de informação aos trabalhadores», conforme prevê o direito à actividade sindical na empresa.

A ocorrência é denunciada num comunicado em que, além de repudiar a atitude, a estrutura sindical exige o respeito pela lei e «o direito à actividade sindical na empresa consagrado na Constituição da República Portuguesa».

Tiago Jacinto, coordenador do Sindicato da Hotelaria do Algarve afirmou ao AbrilAbril que já não é a primeira vez que são impedidos de entrar, com casos desde 2014: «Não nos deixam entrar. Somos impedidos de falar com os trabalhadores, de afixar informação no placar e até de montar uma mesa de voto, aquando das eleições [sindicais]».

Uma «atitude antidemocrática» e «inaceitável», tendo a GNR sido chamada ao local para tomar conta da ocorrência, revela, além de que «vai denunciar a situação às autoridades competentes, nomeadamente à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT)».

Tópico