Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Assédio Laboral

Dirigente sindical alvo de assédio laboral na Wt Play

A integridade é um dos princípios basilares da Wt Play. «Agindo sempre com ética», a empresa tem feito tudo para prejudicar a vida de uma delegada sindical, depois de uma greve conquistar aumentos salariais.

Créditos / Agência Lusa

Numa coisa a WT Play – Serviços Interactivos de Entretenimento, Lda. tem razão. O Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (Sinttav/CGTP-IN) foi, de facto, responsável pela greve, realizada há mais de um ano, que obrigou a empresa a vergar-se às reivindicações dos trabalhadores e a aumentar os baixos salários na empresa.

Desde então, a administração da WT Play tem feitos todos os possíveis para prejudicar a vida e os direitos laborais da delegada do Sinttav, «mudando os horários de trabalho praticados há anos, exclusivamente no projecto onde a nossa delegada sindical, está inserida (a NOS)», refere o comunicado do sindicato, enviado ao AbrilAbril.

Logo após a greve de 4 e 5 de Agosto de 2021, «foi proposta, à delegada sindical, a mudança de projecto e posteriormente o despedimento por alegada extinção do posto de trabalho». 

Face à recusa da trabalhadora, a empresa instituiu uma estratégia de pressão, para a forçar a abandonar os quadros, incluindo telefonemas realizados nos dias que antecederam uma operação cirúrgica para remover um tumor cerebral.

Após o período de convalescença, de regresso ao trabalho, a delegada sindical foi, uma vez mais, confrontada «com uma transferência compulsiva de posto de trabalho», uma situação que «viola a regulamentação de trabalho».

Situações de assédio laboral devem ser denunciadas

O sindicato não encontra outra justificação para esta sequência de pressões, e a insistência no piorar das suas condições da trabalho, senão o facto desta ser delegada sindical e ter participado activamente na dinamização da greve que melhorou as condições salariais dos trabalhadores da WT Play. 

O Sinttav lamenta a recente onda de casos de assédio moral no seu ramo de actuação: o sector das telecomunicações e audiovisuais. «A decisão histórica sobre o caso de Cristina Tavares», deve informar, definitivamente, «as práticas de gestão, não só de empresas com marcas reconhecíveis, preocupadas com os seus danos reputacionais, mas também das empresas que para elas trabalham nos bastidores», onde na penumbra, por vezes, «reinam ambientes de medo, represálias e precariedade» inaceitáveis e ilegais.

A WT Play – Serviços Interactivos de Entretenimento, Lda. é uma empresa do grupo wTVision que opera no mercado audiovisual português fornecendo serviços especializados a clientes como a RTP, NOS, Altice, TV Globo, Eleven Sports, Canal Q ou a ZapLaLiga.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui