Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|CP

Fectrans valoriza lucros da CP e o aumento de passageiros

Os resultados positivos anunciados hoje, 8 milhões em 2022, só foram possíveis pelo aumento de passageiros e a internalização de serviços, acabando com contratos de prestação de serviços lesivos, afirma a Fectrans.

CréditosMário Cruz / Agência Lusa

Os lucros de 8 milhões anunciados hoje pela Comboios de Portugal (CP) demonstram, na prática, como a empresa foi mal gerida, e subfinanciada, nos últimos anos. Dos factores que levaram a este resultado são indissociáveis a aplicação de medidas que, há muitos anos, os sindicatos vêm exigindo, afirma, em comunicado enviado ao AbrilAbril, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP).

Verificou-se, em 2022, uma enorme redução de custos, só possível com as medidas de internalização de serviços através do retorno das oficinas (a antiga EMEF) à CP. A integração destes serviços na empresa, anteriormente assegurada por uma privada espanhola, trouxe «maior eficiência e controle de qualidade às operações» explica o comunicado da CP.

Desde 2022, a Comboios de Portugal passou também «a fornecer serviços de manutenção de bogies [equipamento dos veículos ferroviários que suporta a instalação dos rodados, eixos e suspensão] também para empresas ferroviárias espanholas».

A proposta de internalização de serviços preconizada pela Fectrans continua a dar resultados, já em 2023: desde o dia 1 de Março, a CP assume, nas suas oficinas e com meios próprios, as operações de manutenção preventiva e correctiva dos computadores de bordo dos seus comboios. A rescisão deste contrato com a Alstom, empresa privada, vai poupar mais 750 mil euros por ano à empresa pública.

Este dado deve ser um incentivo para continuar a internalização de áreas que a CP ainda mantém «externalizadas», defende a Fectrans, «como é o caso da FERNAVE que deve seguir o mesmo caminho da antiga EMEF, assim como é necessário um processo de reunificação de todo o sistema ferroviário nacional, dotando-o dos meios necessários nas diversas valências».

Lucros de 8 milhões não impediram a desvalorização salarial dos trabalhadores

Embora seja importante realçar a forma como uma empresa pública, quando gerida com o interesse público em mente, presta um serviço que nenhum privado consegue, a federação sindical da CGTP não deixa de fazer notar que «estes resultados foram obtidos num ano em que, mais uma vez, se verificou uma desvalorização dos salários, em que continua a existir trabalhadores a menos dos necessários para assegurarem o serviço público, com uma frota envelhecida sem se vislumbrar quando começa a ser substituída».

Estão reunidas todas as condições para se «negociarem a valorização dos salários e das profissões, de modo a fixar os trabalhadores à empresa e se criarem melhores condições para recrutar novos trabalhadores e se fazer a transmissão de conhecimentos entre gerações».

Estes resultados comprovam que a «empresa pública CP tem futuro desde que haja vontade política para que a mesma assuma o seu importante papel num sistema nacional de transportes», defende a Fectrans.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui