Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|SEP/CGTP-IN

Enfermeiros: o que está acordado é para se cumprir

Os hospitais de Vila Franca de Xira e de Loures continuam a não subscrever os Instrumentos de Regulamentação de Contrato de Trabalho, acordados há mais de um ano com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

CréditosMário Cruz / Lusa

É «inaceitável» que, tendo a transição das Parcerias Público-Privadas (PPP) para Entidades Públicas Empresariais (EPE) sido programada atempadamente, mais de um ano e meio depois, no Hospital de Vila Franca de Xira (HVFX), e oito meses, no Hospital de Loures (HL), «ainda não se tenha concretizado a adesão aos acordos» estabelecidos com o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP/CGTP-IN).

«É urgente que as administrações do HVFX e do HL concretizem a adesão e ponham fim à discriminação destes enfermeiros comparativamente aos restantes das outras EPE, nomeadamente a aplicação das 35 horas semanais», afirma o sindicato, em comunicado.

A situação que se vive nestes hospitais é muito grave: a carência de enfermeiros provocou a redução do número de profissionais em cada turno e, consequentemente, «a realização de trabalho extraordinário programado e a acumulação de centenas de feriados não gozados, redução de folgas e o aumento de ritmos de trabalho».

Soluções existem, embora as administrações, e o Governo de maioria absoluta do PS, resistam a pô-las em prática. Através da melhoria da condições de trabalho seria possível atrair e fixar enfermeiros, e isso faz-se, na prática, consagrando «tempos de descanso adequados, a aplicação de uma Carreira Única de Enfermagem para todos e a contabilização de todos os anos de serviço para efeitos de progressão».

E, claro está, há ainda outra solução para atrair mais profissionais para o sector: cumprir aquilo com que se comprometeram nas negociações com as estruturas representativas dos trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui