|CTT

CTT «sonegam» informação aos trabalhadores sobre casos de Covid-19

Ao sindicato chegaram denúncias do «secretismo», por parte da gestão dos Correios, em torno de casos de infecção pelo novo coronavírus em diversos locais de trabalho.

CréditosAntónio Cotrim / Agência Lusa

«Nalguns casos chegou-se ao ponto de repreenderem os(as) trabalhadores(as), que, sabendo-o, deram conhecimento aos restantes colegas, como se tivessem cometido um crime», alerta o Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT/CGTP-IN), através de um comunicado. 

A estrutura sindical adianta que, «ao que parece», a confidencialidade é o motivo invocado pela gestão dos CTT para a «sonegação» de informação. Frisa, no entanto, que, caso se verifiquem situações de trabalhadores suspeitos de terem contraído a Covid-19, a gestão «tem de accionar o plano de emergência, adoptar medidas que minimizem riscos e contactar as autoridades de saúde».

Simultaneamente, afirma que, nos locais em que se verifiquem situações de infecção, os restantes trabalhadores têm direito a ser informados e a contactar a Linha Saúde 24, respeitando as orientações emanadas. «Estes são direitos cujo exercício não pode ser impedido», insiste o SNTCT.

Tópico