|cooperação

Vietname-Cuba: 65 anos de «relação sincera e afectuosa»

«As relações entre Cuba e Vietname são sinceras, afectuosas, orientadas pelo espírito altruísta dos nossos povos, sem interesses mesquinhos ou geopolíticos envolvidos», disse o diplomata Fredesmán Turró González.

Numa entrevista concedida à Vietnam News Agency (VNA) por ocasião do 65.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas bilaterais (2 de Dezembro de 1960), o antigo embaixador cubano no país asiático e vice-presidente da Associação de Amizade Cuba-Vietname afirmou que ambos os povos têm «aspirações comuns, bem como virtudes e valores semelhantes, como a rebeldia e a nobreza, o patriotismo e o internacionalismo, a generosidade e a gratidão, e um grande e saudável orgulho pela sua história, cultura e costumes».

«Ao analisar tudo o que se passou nas nossas relações bilaterais desde então até hoje, chegamos à conclusão de que o que Cuba e o Vietname estabeleceram naquele dia foi uma relação de fraternidade, solidariedade e apoio mútuo, que se foi desenvolvendo e aprofundando ao longo do tempo, atingindo um nível indestrutível», comentou.

Para o diplomata cubano, é importante salientar que Cuba e Vietname estabeleceram relações numa altura em que o povo vietnamita iniciava a sua luta para libertar o Sul e reunificar o país, enquanto Cuba se debatia para fortalecer o processo revolucionário iniciado a 1 de Janeiro de 1959.

«Cuba e Vietname apoiaram-se mutuamente nos momentos mais difíceis, partilharam o que tinham como verdadeiros irmãos e celebraram as conquistas um do outro como se fossem suas», disse.

Durante os anos de guerra e o período de reconstrução, após os Acordos de Paz de Paris, em Janeiro de 1973, Cuba, inspirada pelo sentimento e a determinação de Fidel Castro, estava preparada para dar até o seu próprio sangue pelo Vietname, afirmou Turró González.

Solidariedade vietnamita

Agora, quando Cuba enfrenta dificuldades devido ao bloqueio e ao embargo económico impostos pelos Estados Unidos, o Vietname, convicto de que ajudar Cuba é um dever sincero e genuíno, lançou um amplo movimento de solidariedade com a Ilha, frisou.

«É impossível não mencionar a recente campanha de angariação de fundos organizada pela Cruz Vermelha do Vietname e a Frente Patriótica do Vietname para ajudar Cuba, por ocasião do 65.º aniversário das relações entre os dois países», prosseguiu.

Nos fóruns internacionais, o Vietname condenou veementemente o bloqueio económico, comercial e financeiro dos Estados Unidos contra Cuba e exige que Cuba seja retirada da lista espúria de países patrocinadores do terrorismo, enfatizou.

Cooperação e intercâmbio a vários níveis

Actualmente, existe um amplo intercâmbio de delegações de alto nível entre Cuba e Vietname, afirmou, acrescentando que todas as instituições vietnamitas e cubanas, incluindo as forças armadas, as organizações políticas e de massas, mantêm relações de cooperação e de intercâmbio, sendo particularmente notáveis ​​as relações entre os partidos e os parlamentos.

Para impulsionar a cooperação bilateral rumo a um novo patamar, mais eficaz e prático, o diplomata cubano afirmou que, com base na relação positiva já existente entre os dois países, é necessário continuar a reforçar a troca de experiências e informações entre os dois partidos, governos e assembleias nacionais, bem como as relações económicas mutuamente benéficas, de modo a alcançar a integração económica entre ambos o país caribenho e o asiático.

Turró González expressou ainda a convicção de que as duas partes estão no bom caminho, mas precisam de criar melhores condições com vista a facilitar e agilizar a cooperação, para que seja mais eficaz.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui