Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Vietname

Enaltecido em Hanói o grande significado da visita de Fidel ao Vietname

Numa cerimónia em Hanói, foi destacado o significado político da visita de Fidel Castro ao Vietname, em Setembro de 1973 - o «único líder mundial» a atravessar o famoso Paralelo 17, em plena guerra.

Fidel Castro e o primeiro-ministro vietnamita, Pham Van Dong, em Setembro de 1973 
Fidel Castro e o primeiro-ministro vietnamita, Pham Van Dong, em Setembro de 1973 Créditos / tuyengiaokontum.org.vn

Este facto representou uma «fonte de grande estímulo espiritual, fortalecendo a vontade, a força e a coragem do Exército e do povo vietnamita na luta pela libertação do Sul e a reunificação do país», disse Hai Ha durante a cerimónia que teve lugar na Embaixada de Cuba em Hanói, esta terça-feira, para assinalar os 50 anos do início da histórica visita do líder da Revolução cubana ao país asiático.

Hai Ha, que é também o titular da Comissão de Relações Externas da Assembleia Nacional, afirmou que a fotografia de Fidel Castro a erguer a bandeira da Frente de Libertação Nacional do Vietname do Sul na Colina 241 (na comuna de Cam Chinh, distrito de Cam Lo), tirada na ocasião, permanece na memória de muitos vietnamitas, tal como a frase que ali proferiu: «Pelo Vietname, estamos dispostos a dar até o nosso próprio sangue», refere a Vietnam News Agency (VNA).

Vu Hai Ha, presidente da Associação de Amizade Vietname-Cuba, intervém na cerimónia realizada esta terça-feira na Embaixada de Cuba em Hanói / PL

Essa afirmação, disse o presidente da Associação de Amizade Vietname-Cuba, tornou-se um símbolo das relações entre o Vietname e Cuba, e um lema para a amizade leal entre ambos os países, tanto no passado como no presente e no futuro.

Numa outra parte da sua intervenção no acto comemorativo do início da visita de Fidel ao Vietname e ao território libertado do Sul, em Setembro de 1973, o deputado vietnamita lembrou que Cuba deu ao seu país não apenas apoio espiritual e moral, mas enormes quantidades de ajuda material, refere a Prensa Latina.

Com 11 fotos dos arquivos da VNA, está patente no exterior da Embaixada de Cuba, em Hanói, a exposição «Grande Vitória do Vietname e de Cuba» / en.vietnamplus.vn

Sublinhando que o Partido, o Estado e o povo do Vietname jamais esquecerão esse «enorme apoio do povo cubano à luta de libertação nacional», Hai Ha afirmou que o seu país está determinado a reforçar os laços que mantém com a Ilha e a «amizade especial» que une ambos os povos.

Nada travou Fidel

Referindo-se a este acontecimento, o embaixador cubano na capital vietnamita, Orlando Hernández, lembrou que nem a notícia chocante do assassinato de Salvador Allende, nem o perigo dos bombardeamentos e dos campos minados, as pontes destruídas e as aldeias arrasadas ou a ameaça de um ciclone conseguiram impedir que Fidel Castro chegasse até à província de Quang Binh e, depois, às zonas recentemente libertadas do Sul, na província de Quang Tri.

Hernández recordou ainda como, das conversas mantidas entre Fidel Castro e o então primeiro-ministro vietnamita, Pham Van Dong, surgiu o compromisso de construir cinco importantes obras de impacto económico-social e a ajuda para reconstruir o Trilho de Ho Chi Minh.

O embaixador cubano destacou ainda a confiança política e a óptima cooperação bilateral entre os dois países, em todas as esferas, notando que o Vietname é hoje o segundo maior parceiro comercial e o primeiro investidor da Ásia em Cuba, com muitos projectos ligados à segurança alimentar.

Além disso, Hernández agradeceu à VNA por colocar à disposição da embaixada 11 fotografias dos seus arquivos históricos, que são agora exibidas no exterior da sede diplomática «para que os transeuntes conheçam ou recordem uma visita que foi uma vitória de Cuba e do Vietname».

Há 50 anos, lembra a VNA, Fidel Castro iniciou uma visita ao Vietname (que decoorreu de 12 a 17 de Setembro), tornando-se o primeiro e único líder de um governo estrangeiro a atravessar o famoso Paralelo 17, que separava o Norte do Sul do país asiático, em plena guerra.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui