A flotilha de cerca de 40 embarcações, cujo objectivo era chegar a Gaza, foi esta quarta-feira interceptada por Israel, com a detenção de diversos activistas, incluindo os cidadãos portugueses Mariana Mortágua (deputada à Assembleia da República), Sofia Aparício (actriz), e Miguel Duarte (activista), o que exige do Governo português uma firme atitude de defesa dos seus direitos e segurança, a par de acções efectivas que contribuam para por fim imediato ao genocídio e que levem à criação do Estado da Palestina.
Israel continua a sua política de destruição da Faixa de Gaza e a dramática situação a que o povo palestiniano está sujeito exige que, para lá de mais esta acção ilegal realizada pelo exército israelita, se desenvolva um amplo movimento de solidariedade que se projecta em Portugal, na Europa e noutros continentes, incluindo as várias iniciativas agendadas para este e os próximos meses.
Destaque para a campanha «Todos pela Palestina! Fim ao genocídio! Fim à ocupação!», que conta já com mais de 90 associações subscritoras e tem agendada uma pintura de mural para este fim-de-semana, 4 e 5 de Outubro, em Almada. No próximo dia 18 mês há concerto solidário no Fórum Lisboa, com Freddy Locks, Boémia, Handala Dabke, Jorge Barata, ÚDI e Prétu, sendo o momento central a 29 de Novembro, Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano, com manifestações em Lisboa e no Porto, ambas às 15h.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui