|cooperação

Linha ferroviária China-Laos continua a promover as trocas regionais

A linha China-Laos transportou três milhões de toneladas de carga no primeiro semestre de 2025, o que representa um aumento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Um comboio da Linha China-Laos passa em Pu'er, na província chinesa de Yunnan Créditos / Global Times

A informação foi divulgada esta terça-feira pela Xinhua, que destaca o facto de, desde o seu lançamento, há três anos e meio, a linha ferroviária se ter tornado uma rota essencial para as exportações do Laos e dos países vizinhos.

Para dinamizar as exportações e melhorar a eficácia de carga, a linha dá prioridade às mercadorias do Laos, sobretudo produtos agrícolas, e presta apoio total a qualquer operador que o solicite, independentemente da dimensão do envio, refere a fonte.

As melhorias no serviço passam pelo aumento das rotas ferroviárias e da disponibilidade de contentores, elevando a capacidade de carga dos comboios de 2500 para 2800 toneladas, e pela agilização dos processos aduaneiros, com uma maior coordenação entre os funcionários fronteiriços.

Para além disso, indica a Xinhua, a linha China-Laos está a colaborar com as autoridades ferroviárias da China, da Tailândia e da Malásia para lançar um serviço transfronteiriço de transporte de mercadorias – uma iniciativa que visa ligar de forma mais eficaz, através do Laos, os países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean), integrando mais ainda as rotas comerciais regionais.

As principais exportações do Laos para a China incluem frutas, mandioca, borracha e minerais. A variedade de produtos transportados cresceu drasticamente, passando de pouco mais de dez tipos para mais de 3000.

Potenciar o desenvolvimento e a integração regional do Laos

A linha férrea, com 1035 quilómetros, liga Kunming, na província de Yunnan (Sudoeste da China), à capital do Laos, Vienciana, e, sendo um projecto emblemático dentro da Iniciativa Cinturão e Rota, melhorou de forma significativa a conectividade e o crescimento económico regionais.

Desde que a operação ferroviária começou a funcionar, a 3 de Dezembro de 2021, o tempo e os custos logísticos para o transporte de mercadorias entre a China e o Laos diminuíram significativamente, possibilitando o aprofundamento da cooperação económica e comercial entre ambos os países.

As potencialidades abertas ao Laos – país sem saída para o mar – pela linha férrea são destacadas pelas autoridades do país, que reconhecem o desenvolvimento decorrente da melhoria das trocas comerciais internacionais, bem como ao nível das infra-estruturas, da eficácia logística e do transporte de passageiros.

«Impacto positivo» do projecto reconhecido pela ONU

No final de Maio, representantes de várias agências da ONU visitaram as infra-estruturas da ferrovia em diversos pontos do Laos, tendo sublinhado o «impacto positivo» que a Linha Ferroviária China-Laos teve na economia e no desenvolvimento social do país do Sudeste Asiático.

Destacaram, entre outros aspectos, o papel da ferrovia na melhoria das viagens, as oportunidades de emprego criadas, a dinamização do turismo e o reforço da conectividade regional.

Em declarações à Xinhua, o Coordenador Residente das Nações Unidas no Laos, Bakhodir Burkhanov, notou que a ligação ferroviária melhorou de forma significativa as infra-estruturas de transporte no país, fortaleceu a ligação entre as províncias e as comunidades, e melhorou a acessibilidade tanto para a população como para os turistas.

«A ferrovia tem um grande potencial, e a ONU vai procurar oportunidades de cooperação futura para apoiar ainda mais o desenvolvimento económico local e melhorar a vida da população», acrescentou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui