Sendo um projecto emblemático dentro da Iniciativa Cinturão e Rota, a linha férrea, com 1035 quilómetros, liga Kunming, na província de Yunnan (Sudoeste da China), à capital do Laos, Vienciana, e, segundo refere a Xinhua, melhorou de forma significativa a conectividade e o crescimento económico regionais.
Desde que a operação ferroviária começou a funcionar, a 3 de Dezembro de 2021, o tempo e os custos logísticos para o transporte de mercadorias entre a China e o Laos diminuíram significativamente, possibilitando o aprofundamento da cooperação económica e comercial entre ambos os países. O ano passado, indica a fonte, o volume do comércio bilateral atingiu os 7,1 mil milhões de dólares – um aumento anual de 26,6%.
As trocas comerciais e económicas através da rota ferroviária aumentaram, com a China a exportar bens agrícolas e produtos mecânicos e eléctricos, e a importar do Laos e da Tailândia borracha natural e frutos tropicais.
A variedade de mercadorias transportadas através da fronteira também se expandiu, passando de mais de 500 tipos para mais de 3000, de acordo com a Alfândega de Kunming.
A mesma entidade revela que, desde que a ferrovia começou a operar até Novembro deste ano, tratou mais de 10,6 milhões de toneladas de mercadorias importadas e exportadas, avaliadas em mais de 44 mil milhões de yuans (cerca de 6,11 mil milhões de dólares).
Ao Laos – país sem saída para o mar –, a linha férrea ajudou a melhorar as trocas comerciais internacionais e a potenciar a sua economia, na medida em que lhe proporciona uma maior eficácia logística. Além disso, permitiu reduzir os custos do seu transporte doméstico entre 20 e 40%, indica a Xinhua.
Maior facilidade de deslocação
Proporcionando uma operação segura e sustentável, a linha férrea movimentou, até à passada segunda-feira, mais de 43 milhões de viagens de passageiros e transportou 48,3 milhões de toneladas de carga, informou o China State Railway Group.
Nos últimos três anos, o número de viagens mensais de passageiros passou de mais de 600 mil, no início da operação, para mais de 1,6 milhões, actualmente, enquanto o número de comboios de carga transfronteiriços passou de dois para 18 por dia.
Dinamizar o turismo
A 19 de Novembro, a aliança de cidades da Linha Ferroviária China-Laos foi lançada em Kunming. Da aliança fazem parte Kunming, Vienciana e mais oito membros dos dois países asiáticos.
Para Ma Yong, investigador da Academia de Ciências Sociais de Yunnan, esta aliança vai promover o intercâmbio cultural e a aprendizagem mútua entre a China e o Laos, criando uma rede de cooperação mais interligada.
«As cidades podem trabalhar juntas nos sectores da Cultura e do Turismo, promovendo iniciativas conjuntas e partilhando recursos para atrair turistas mundiais», disse.
«Espera-se que esta "Rota da Seda de aço", tão bela como as montanhas e os rios que liga, continue a enriquecer a vida das pessoas ao longo do seu percurso, promovendo a prosperidade através do comércio e fortalecendo as amizades através do intercâmbio cultural», afirmou Ma.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui