|cooperação

Linha Ferroviária China-Laos reforça ligações e promove desenvolvimento

Desde o seu lançamento, a Linha China-Laos conheceu um crescimento robusto no transporte de passageiros e de carga, apoiando as ligações regionais e o desenvolvimento económico-social ao longo da rota.

Desde o início da operação, em Dezembro de 2021, a Ferrovia China-Laos mostrou grande vitalidade (imagem de arquivo) Créditos / CGTN

De acordo com os dados mais recentes, divulgados pelo China Railway Kunming Group, até 2 de Fevereiro, a Linha Ferroviária China-Laos tinha operado 90 mil viagens de comboio de passageiros, transportando 66,12 milhões de passageiros.

Destes, 53,95 milhões viajaram no troço doméstico chinês, enquanto 12,17 milhões foram transportados na secção internacional.

«Esta ferrovia facilitou significativamente o turismo, a educação e as trocas comerciais transfronteiriças entre a China e o Laos», declarou a empresa, citada pela Xinhua.

Como o corredor ferroviário China-Laos entrou na época alta turística de Inverno-Primavera e a procura é crescente, o operador ferroviário aumentou a capacidade de transporte, operando diariamente mais de 70 comboios de passageiros (incluindo quatro transfronteiriços) e realizando mais de 60 mil viagens de passageiros por dia.

Entretanto, a linha ferroviária transportou cumulativamente 76,8 milhões de toneladas de carga, incluindo 17 milhões de toneladas de frete transfronteiriço.

Os seus serviços abrangem agora 31 províncias, regiões autónomas e municípios na China, e alargam-se a 19 países e regiões, incluindo Laos, Tailândia, Malásia, Singapura e Vietname, com a variedade de mercadorias transportadas através das fronteiras a abranger mais de 3800 categorias, refere a fonte.

Potenciar o desenvolvimento e a integração regional do Laos

Sendo um projecto emblemático no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota, a linha férrea, com 1035 quilómetros, liga Kunming, na província de Yunnan (Sudoeste da China), à capital do Laos, Vienciana.

Desde que a operação ferroviária começou a funcionar, a 3 de Dezembro de 2021, o tempo e os custos logísticos para o transporte de mercadorias entre os dois países diminuíram significativamente, possibilitando o aprofundamento da cooperação económica e comercial entre ambos.

As potencialidades abertas ao Laos – país sem saída para o mar – pela linha férrea têm sido destacadas pelas autoridades do país, que reconhecem o desenvolvimento decorrente da melhoria das trocas comerciais internacionais, bem como ao nível das infra-estruturas, da eficácia logística e do transporte de passageiros.

«Impacto positivo» do projecto reconhecido pela ONU

No final de Maio do ano passado, representantes de várias agências da ONU visitaram as infra-estruturas da ferrovia em diversos pontos do Laos, tendo sublinhado o «impacto positivo» que a Linha Ferroviária China-Laos teve na economia e no desenvolvimento social do país do Sudeste Asiático.

Destacaram, entre outros aspectos, o papel da ferrovia na melhoria das viagens, as oportunidades de emprego criadas, a dinamização do turismo e o reforço da conectividade regional.

Em declarações à Xinhua, o Coordenador Residente das Nações Unidas no Laos, Bakhodir Burkhanov, notou então que a ligação ferroviária havia melhorado de forma significativa as infra-estruturas de transporte no país, fortalecendo a ligação entre as províncias e as comunidades, e melhorando a acessibilidade tanto para a população como para os turistas.

«A ferrovia tem um grande potencial, e a ONU vai procurar oportunidades de cooperação futura para apoiar ainda mais o desenvolvimento económico local e melhorar a vida da população», acrescentou.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui