|Legislativas 2024

Eleições: início do período oficial da campanha

Começa hoje, Domingo, o período oficial da campanha eleitoral que se destina a eleger 230 deputados, e não um primeiro-ministro. Como já é tradição, PS voltou à sua eterna promessa da regionalização.

Francisco Assis, cabeça de lista do PS ao distrito do Porto nas próximas Eleições Legislativas de 2024 e grande defensor de entendimentos entre o Partido Socialista e o PSD (que, segundo este mesmo PS, estará a preparar acordos secretos com o CH), prepara-se para intervir num almoço no Centro de Desporto e Congressos de Matosinhos, Porto, 25 de Fevereiro de 2024, na inauguração oficial da campanha. 
CréditosAntónio Pedro Santos / Agência Lusa

Na verdade, ao contrário do que muitos pretendem fazer crer, as eleições não se destinam a eleger nenhum primeiro-ministro. Será da eleição dos deputados e da consequente correlação de forças dela resultante que haverá lugar à nomeação de um primeiro-ministro, que submeterá à Assembleia da República a apreciação do respectivo programa de governo.

A principal questão que se coloca nestas eleições legislativas é a de abrir caminho a uma política capaz de assegurar as soluções que o País precisa, e de contribuir para a resolução de problemas que afectam a vida de milhões de portugueses. Problemas como o continuado aumento do custo de vida, o agravamento das rendas e das prestações dos empréstimos à habitação, os baixos salários, reformas e pensões e a degradação dos serviços públicos, em particular do Serviço Nacional de Saúde.

O PS não é igual ao PSD, o PSD não é igual ao CDS, o Chega e a IL não são o mesmo, mas independentemente das diferenças que existem, muitas vezes acabam por se alinhar a favor dos interesses dos grupos económicos e das multinacionais. Daí que a maioria absoluta do PS não se tenha afirmado como um obstáculo necessário às políticas de agravamento das desigualdades e injustiças e da concentração da riqueza.

Nestas eleições, do que se trata é de eleger deputados que promovam políticas que combatam as injustiças e as desigualdade, nomeadamente as que atingem 10% dos trabalhadores que, com os salários que auferem, não conseguem sair da situação de pobreza.

O período oficial da campanha eleitoral para as Eleições Legislativas de 2024 decorre desde hoje, 25 de Fevereiro, até ao dia 8 de Março, uma sexta-feira. A 9 será cumprido o dia de reflexão e a 10 de Março, milhões de portugueses sairão à rua para exercer o seu direito ao voto.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui