Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Fenprof

Professores reagendam manifestação para 11 de Fevereiro

A manifestação nacional convocada por oito sindicatos de professores para 4 de Março foi antecipada para 11 de Fevereiro, informa a Fenprof. 

Professores durante a greve e concentração de professores junto à Assembleia da República, em protesto pelo descongelamento «justo» das progressões, recuperação dos anos de congelamento e contagem integral do tempo de serviço prestado pelos docentes, 15 de Novembro de 2017
CréditosJoão Relvas / Agência Lusa

Num comunicado enviado hoje às redacções, a Federação Nacional dos Professores (Fenprof/CGTP-IN) começa por saudar todos os docentes que, desde o início do ano, vêm lutando pela profissão, designadamente contra as intenções da tutela de rever o regime de concursos, e pela abertura de negociações para resolver problemas de carreira, como o envelhecimento, precariede, condições e horários de trabalho, e mobilidade por doença. 

A estrutura sindical reafirma o dia 10 de Janeiro como prazo limite para o Ministério da Educação «abandonar as suas intenções» e reitera que o período entre 3 e 13 de Janeiro será dedicado a reuniões com os professores e à concretização de acções específicas de cada organização. Anuncia, entretanto, que as acções específicas de dia 13 serão suspensas para, a partir do dia 16 de Janeiro, darem lugar a uma greve por distritos, que se prolongará até 8 de Fevereiro, com a manifestação nacional de professores e educadores a realizar-se no sábado seguinte (11). 

A paralisação conta com a adesão do Sindicato Nacional e Democrático dos Professores (SINDEP), da Associação Sindical de Professores Licenciados (ASPL), do Sindicato Nacional dos Professores Licenciados pelos Politécnicos e Universidades (SPLIU), do Sindicato dos Educadores e Professores Licenciados pelas Escolas Superiores de Educação e Universidades (SEPLEU), do Sindicato Nacional dos Profissionais da Educação (SINAPE), da Pró-Ordem dos Professores e do Sindicato Independente de Professores e Educadores (SIPE).

Para além destas, a Fenprof apela a todas as organizações sindicais para que se unam a partir do dia 16 de Janeiro na greve por distritos, bem como nas restantes acções anunciadas, designadamente na concentração/manifestação junto ao Ministério da Educação, no dia em que forem retomadas as negociações para revisão do regime de concursos. 

A Federação convoca todos os docentes e apela às suas organizações sindicais para que, «participando, tornem esta manifestação nacional uma das maiores de sempre». Simultaneamente, destaca a importância da divulgação das actas das reuniões negociais, bem como das gravações áudio dessas negociações, na posse da tutela, de forma a «desfazer dúvidas» quanto às posições e propostas das organizações no processo negocial, repudiando «ataques», assentes, segundo a Fenprof, em insinuações, mentiras e acusações falsas.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui