Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|TAP

Governo TAP(a) o sol com a peneira para a privatização

Numa empresa com um histórico atribulado de cobiça por parte dos grupos monopolistas, o Governo, sob uma falsa preocupação, prepara-se para mais uma privatização de modo a agradar os grandes grupos económicos. 

O Sitava queixa-se de serem impostas cada vez mais restrições ao direito à greve
O Sitava queixa-se de serem impostas cada vez mais restrições ao direito à greveCréditosJosé Manuel / CC BY-SA 4.0

Ainda hoje Fernando Medina admitiu que a maioria absoluta do PS permitiu retroceder nas medidas que foram consagradas nas últimas legislaturas. Livre de amarras, o PS está à vontade para se colar à direita e fazer do país aquilo que sempre quis, mas que as forças das circunstâncias obrigaram a não colocar em prática. 

Prova disto mesmo é a TAP. O ministro das Infraestruturas e da Habitação esteve esta semana na Assembleia da República e defendeu a tese de que para «salvar a empresa» é necessário vendê-la a um grande grupo económico, nunca colocando em cima da mesa o interesse nacional. 

Lembre-se que após privatizações ruinosas, no início de 2016 foi possível retroceder na privatização colocada em marcha pelo governo PSD/CDS. O Estado ficou então com 50% da TAP, ficando o consórcio Atlantic Gateway com 45% e 5% com os trabalhadores. 

Apesar de o Estado ter ficado com a maioria da empresa isso não a livrou dos prejuízos já identificados, o que obrigou a um plano de reestruturação que passou obrigatoriamente pelo aval da Comissão Europeia, que envolveu um plano de auxílio de 3,2 mil milhões de euros e um despedimento colectivo. Importa recordar que o ministro Pedro Nuno Santos em 2020 chegou a dizer que «a TAP é do povo português para o bem e para o mal e porque se entende que é demasiado importante para a nossa economia para a deixarmos cair».

Para o bem e para ou para o mal, o ministro nunca revelou as intenções de fundo do PS, mas a história não era abonatória para o partido do Governo, não tivesse sido a primeira privatização acordada com a Troika num governo de José Sócrates.

Hoje fica tudo mais claro e a operação de requinte parece que passou por colocar o dinheiro dos contribuintes na empresa, limpando-a para depois privatizá-la a concorrentes directos. No fundo, admitindo o Governo que quer privatizar a um grande grupo económico, fica tudo à semelhança da venda ao consórcio Atlantic Gateway que detém um conjunto de empresas na mesma área: a Azul Linhas Aéreas Brasileiras, a JetBlue Airways e a WestJet. Nessa altura foi iniciado um projecto de destruição da TAP que colocou os interesses de Portugal em cheque. 

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) opõe-se à privatização. Numa audição, na Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, o sindicato afirmou que «com esta ou outra privatização não ficará acautelado o interesse nacional», colocando ainda o problema actual no modelo de gestão actual, lamentando que não salvaguarde os interesses e as necessidades dos trabalhadores.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui