Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|TAP

Governo prepara privatização da TAP pela calada

Anunciada em 2021 por Pedro Nuno Santos como uma possibilidade, a privatização da TAP, com a venda de mais de 50% ainda este ano, é um objectivo em que o Governo está a trabalhar com discrição.

foto de arquivo
CréditosTiago Petinga / Agência Lusa

Segundo notícia avançada esta sexta-feira pelo Expresso, que cita fonte do Executivo, estará em curso um plano para avançar com a privatização da companhia aérea ainda este ano, processo que se pretende concluído nos primeiros meses de 2023.  

De acordo com o periódico, a alemã Lufthansa e o grupo que junta a francesa Air France e a holandesa KLM serão as favoritas a adquirir a companhia aérea de bandeira, vítima do plano de «reestruturação», imposto pela Comissão Europeia, que se revelou uma ameaça à operação da empresa.

Plano através do qual o Governo aproveitou para retirar direitos aos trabalhadores e trabalhar em mais um processo de privatização (a última ocorreu em 2015, no efémero governo do PSD e do CDS-PP, pós-legislativas).

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, já havia vaticinado em 2021 que a TAP, não obstante a injecção de capital público, «não pode sobreviver sozinha». Agora sabe-se que o Governo tem tido conversas com as companhias candidatas, ao longo dos últimos meses, com regularidade e discrição.

O semanário revela que a principal hipótese seria a privatização de pelo menos metade da TAP, mas algumas pessoas dentro do Governo sinalizam que pode não haver resistência em vender uma percentagem perto dos 100%, sendo que os vários cenários estão a ser estudados pelo gabinete de Pedro Nuno Santos. 

A TAP representa mais de três mil milhões de euros de exportação de serviços para Portugal. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui