Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|Guiné-Bissau

PAIGC denuncia nova detenção arbitrária de um dirigente

O PAIGC denunciou uma nova detenção arbitrária de um seu dirigente e lamenta o «silêncio ensurdecedor» dos parceiros da Guiné-Bissau, da sociedade civil e da comunidade internacional.

Comício de fim de campanha para as eleições legislativas do Partido para a Independência da Guiné Bissau (PAIGC), em Bissau, Guiné-Bissau, a a 8 de Março 2019. As eleições, realizadas dois dias depois, deram a vitória ao PAIGC
A repressão na Guiné-Bissau tem atingido selectivamente o PAIGC, vencedor das eleições legislativas de Março de 2019CréditosPAULO CUNHA/LUSA / LUSA

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) denunciou em comunicado, em comunicado, mais uma detenção arbitrária de um dirigente, acto que classificou de «atentado monstruoso» às liberdades.

Segundo o comunicado do PAIGC, Bacai Sanhá, membro do seu Comité Central e filho do antigo Presidente da República Malam Bacai Sanhá, «foi interceptado por agentes da Guarda Nacional em território guineense quando em viagem a Zinguichor (Senegal) para dar assistência à sua esposa, que se encontra em tratamento médico naquele país vizinho».

Para o partido, este é «mais um entre tantos actos de violência que o país vem assistindo à luz do dia», com a particularidade de serem sempre contra «dirigentes do PAIGC».

«Mais uma vez perante os olhares incrédulos e revoltados do povo guineense», refere o comunicado, um cidadão é capturado e levado «para as instalações da Guarda Nacional, em Bissau, sem culpa formada».

«O camarada Bacai Sanhá foi submetido a violência psicológica, interrogatórios durante horas, tendo sido deixado à espera de ordens superiores para saber que destino lhe seria imposto», indigna-se o partido.

Bacai Sinhá ocupava as funções de secretário de Estado das Comunidades no Governo liderado pelo primeiro-ministro Aristides Gomes, deposto pelo actual Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló.

O «pretexto para a prisão abusiva e arbitrária», segundo o partido, foi o de que estaria a organizar a fuga de Aristides Gomes, refugiado na delegação da Organização das Nações Unidas (ONU) em Bissau.

O PAIGC lamenta o «silêncio ensurdecedor» dos parceiros da Guiné-Bissau, da sociedade civil e da comunidade internacional.


com Lusa

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui