|censura

RTP 2: culta, adulta e censurada pelo Facebook

Numa publicação na rede social Facebook, a RTP 2 afirma que a sua página nessa rede social está a ser alvo de censura. A razão: a divulgação de um documentário chamado As Crónicas de Hitler que mostra o contexto social da primeira metade do século XX. 

Créditosrtp 2 / rtp 2

As Crónicas de Hitler é um documentário que compila material de arquivo inédito sobre a vida do ditador nazi-fascista que procura fazer um retrato do contexto social da época, mostrando a vida quotidiana europeia entre 1889 e 1945. Em quatro episódios, a peça documental realizada por Hermann Polking-Eiken visa demonstrar que a ascensão do fascismo não surge do vácuo, havendo condições materiais para tal. 

Fazendo jus à sua missão, a RTP 2 incluiu o documentário na sua programação e procurou divulgá-lo nas suas plataformas, entre as quais o Facebook. Acontece que para a empresa entendeu que a divulgação do documentário desrespeitava os «Padrões da Comunidade» relativos a pessoas e organizações perigosas. 

O Facebook ignorou, assim, o intuito do documentário, impediu a divulgação da história e sancionou a página oficial da RTP 2. «Informamos que a nossa página está a ser alvo de censura por parte do Facebook que aplicou restrições à divulgação dos nossos conteúdos e à sua visibilidade», informou o canal. 

A rede social, assim como já fez com o AbrilAbril, em nome de uma suposta protecção colectiva, procura apagar a história, quando esta pode ser preventiva e pode impedir que erros do passado voltem a ser cometidos. 

Apesar do acto censório, a RTP 2 manteve uma postura de resistência: «nós não desistimos de divulgar conteúdos sobre História e também sobre problemas contemporâneos, por isso, sem vídeo e agora também sem foto, divulgamos esta série documental e pedimos que partilhem e divulguem o mais possível para chegarmos a mais pessoas interessadas, neste e noutros conteúdos que exibimos».
 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui