Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

Instituto Nacional de Estatística confirma crescimento acima das previsões

Reposição de rendimentos anima crescimento económico

A economia cresceu 1,9% no último trimestre de 2016, em relação ao período homólogo. O ano passado fechou com um crescimento anual de 1,4%. A estimativa supera previsões das Finanças, da OCDE, do FMI e da Comissão Europeia.

O consumo privado contribuiu para o crescimento da economia
O consumo privado contribuiu para o crescimento da economiaCréditosMário Cruz / Agência LUSA

Os dados do Instituto Nacional de Estatística apontam o crescimento do consumo e a recuperação do investimento como responsáveis pelo melhor trimestre do ano para a economia nacional.

Apesar de o saldo externo (diferença entre exportações e importações) ser negativo, fruto do aumento do consumo privado, a reposição de rendimentos iniciada no ano passado permitiu que o Produto Interno Bruto (PIB) crescesse acima das previsões.

Apesar de se manter em níveis historicamente muito baixos, a evolução do investimento no quarto trimestre de 2016, em conjunto com o consumo privado, permitiu um contributo positivo da procura interna.

Apesar de superar as expectativas, nomeadamente as criadas pelas recentes notícias que especulavam em torno dos valores que foram divulgados esta manhã, o crescimento do PIB mantém-se em níveis abaixo dos registados antes da introdução da moeda única, há 15 anos.

O crescimento médio desde a entrada em circulação do euro foi de 0,17% ao ano, em Portugal. O único ano em que o crescimento foi superior a 2% foi 2007, com 2,49% – um valor inferior aos registados entre 1996 e 2000, sempre acima dos 3% ao ano.

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui