Mensagem de erro

User warning: The following module is missing from the file system: standard. For information about how to fix this, see the documentation page. in _drupal_trigger_error_with_delayed_logging() (line 1143 of /home/abrilabril/public_html/includes/bootstrap.inc).

|floresta

PEV quer ouvir ministro do Ambiente sobre eucaliptal

Apesar de o ministro do Ambiente afirmar que «é falso» que o Governo esteja a planear aumentar a área de eucaliptos, o PEV requereu esta quarta-feira a sua audição urgente na Assembleia da República. 

CréditosJosé Sena Goulão / Agência Lusa

O grupo parlamentar do Partido Ecologista «Os Verdes» regista num comunicado enviado ao AbrilAbril que, «sempre que pôde, o Governo PS fugiu às premissas do acordo [estabelecido em 2015], e nem a gravidade dos incêndios de 2017 e o papel inegável que a monocultura de eucalipto teve sobre estes, pareceu levar a uma mudança de caminhos».

«Os Verdes» recuam a 2013, ano da aprovação pelo governo do PSD e do CDS-PP (era Assunção Cristas ministra das Florestas) do diploma que ficou conhecido como «Lei de Liberalização do Eucalipto». Desde então, a espécie exótica que já estava fortemente implantada em determinadas regiões do País, expandiu-se ainda mais por todo o território nacional.

Em 2019, o sexto Inventário Florestal (tendo 2015 como ano de referência) «veio confirmar, a partir de imagens aéreas, esta expansão que há muito o PEV e muitas associações de âmbito ambiental denunciavam».

Segundo os preliminares do documento, apresentados em 2019, esta foi a espécie que mais cresceu desde o Inventário anterior, ocupando já então uma área de cerca de 845 mil hectares, só em território continental. «Uma área superior à apontada na Estratégia Nacional para as Florestas que determina o limite de 812 mil hectares ocupados por eucalipto em 2030», registam os ecologistas. 

Pôr fim à expansão e liberalização do plantio do eucalipto e «aos seus gravíssimos impactos ambientais e sociais em termos de incêndios», foi um dos objectivos que colocou o tema no centro das exigências do PEV para viabilizar a solução governativa minoritária do PS, e que esteve na origem da Lei n.º 77/2017.

Agora, o partido diz ver sem admiração que o Executivo de António Costa tenha a intenção de apresentar uma portaria «que levaria a aumentar a área de eucalipto por concelho».

Numa altura em que decorre a COP26 em Glasgow, «e em que cada vez mais vozes se levantam por causa da emergência climática», «Os Verdes» afirmam que, a confirmar-se, a intenção «representa um crime ambiental de grande envergadura e uma irresponsabilidade perante as gerações futuras».

Neste sentido, requereu «com carácter de urgência» as audições do ministro do Ambiente e da Acção Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

Uma notícia divulgada esta terça-feira pelo Público anunciava que o Governo iria autorizar a plantação de mais 36 726 hectares de novos povoamentos de eucalipto em 126 concelhos de Portugal continental, aumentando para um total de 881 735 hectares de área coberta por esta espécie. Aumento que o ministro do Ambiente diz ser «simplesmente falso».

Portugal é o país da Europa com maior área plantada de eucalipto. 

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui