|Legislativas 2024

«O reconhecimento da seriedade»: 500 vozes apelam ao voto na CDU

Entre os 500 subscritores do apelo ao voto na CDU estão os músicos Valete, Xullaji e Scúru Fitchádu, o historiador Manuel Loff, os escritores Mário de Carvalho e Rui Zink e os jornalistas Ricardo Cabral Fernandes, Joana Simões Piedade e Vítor Belanciano.

CréditosTiago Petinga / Lusa

«A injustiça e as desigualdades económicas e sociais não se resolverão numa simples competição mediática de apuramento do carisma ou competência retóricas desta ou daquela liderança. É ao lado da cidadania e da militância que se manifestam todos os dias, ainda que bloqueadas mediaticamente, que se torna urgente fazer a democracia e as alternativas acontecerem», seja nos locais de trabalho, nos bairros ou no interior.

A convocatória da Iniciativa dos Comuns, lançada nos primeiros dias de Janeiro de 2024, já recolheu mais de 500 subscrições de personalidades independentes, com intervenção nas mais diversas áreas, por um «apelo mobilizador» ao voto na CDU (PCP/PEV).

Como primeiros subscritores, a Iniciativa dos Comuns contava com os músicos Valete, Xullaji, Scúru Fitchádu e Rui Sidónio (Bizarra Locomotiva), os historiadores Manuel Loff, José Neves e Ricardo Noronha, os escritores Mário de Carvalho, Rui Zink e Sandro William Junqueira, os economistas Nuno Teles, João Rodrigues e Paulo Coimbra, os jornalistas Ricardo Cabral Fernandes, Joana Simões Piedade, Vítor Belanciano e João Ramos de Almeida.

Em entrevista ao Público, Manuel Loff, que foi deputado independente pelo PCP na anterior legislatura, considera-se «orgulhoso e até em alguns casos surpreendido da representatividade desses nomes todos no conjunto da sociedade portuguesa». Descartando a relevância das sondagens, com pouca fiabilidade no caso português, o historiador garantiu haver um grande «ânimo à esquerda, concretamente à volta da CDU».

A lista fechada de subscrições, anuciado menos de dois meses depois do primeiro apelo, ultrapassa as 500 subscrições. Entre os nomes que subscrevem este «trabalho da esperança» contam-se os músicos Kalú (Xutos e Pontapés) e Catarina Moura (Brigada Victor Jara), os professores universitários Carlos Neto, André Carmo e Maria Alice Samara, o treinador de futebol Blessing Lumueno e o comentador desportivo Luís Cristóvão, e os poetas Fernando Fitas e Rita Taborda Duarte.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui