A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans/CGTP-IN) exprimiu o seu pesar pelo falecimento de dois trabalhadores no grave acidente ferroviário ocorrido ontem em Soure e transmitiu as suas condolências aos familiares e a toda a família ferroviária.
Exprimiu também a sua solidariedade para com as dezenas de feridos, entre os quais se encontra o maquinista do comboio acidentado, formulando votos da sua rápida recuperação.
A Fectrans exige ao Ministério da Tutela «que o inquérito anunciado aprofunde as causas que estão na base deste acidente, dos eventuais erros e das falhas técnicas que possam ter acontecido», e que não só decorra de forma célere como seja tornado público» e «acompanhado de um conjunto de medidas a implementar de modo a evitar eventuais repetições de acidentes similares».
Recorde-se que, em 2013, a Fectrans manifestou o seu desagrado pelo relatório preliminar do acidente ferroviário ocorrido em Alfarelos a 21 de Janeiro desse ano, o qual, em seu entender, demonstrou que o sistema de segurança instalado na linha do Norte não seria suficiente para evitar acidentes e que poderia haver acidentes sem que os sistemas de segurança ou a intervenção humana os pudessem evitar.
Já então a federação sindical dos transportes apelava a «aprofundar a análise de tudo o que aconteceu, porque nada nos garante que possam ocorrer outras situações análogas».
O acidente de ontem
Um comboio Alfa Pendular que se deslocava no sentido Sul-Norte a cerca de 190 quilómetros por hora descarrilou por volta das 15h30, em Soure, distrito de Coimbra, após colidir violentamente com uma máquina em trabalhos na via, provocando dois mortos e sete feridos graves, além de dezenas de feridos ligeiros.
Um total de 214 pessoas, entre passgeiros e tripulantes, foram envolvidas no acidente, segundo informou à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações (CDOS) de Coimbra.
Entre os feridos mais graves encontra-se o maquinista do Alfa Pendular, que segundo a mesma fonte foi levado para o bloco operatório de emergência do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), com politraumatismos.
O Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários revelou ir investigar o acidente.
Contribui para uma boa ideia
Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.
O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.
Contribui aqui