|medidas contra a seca

Silves é pioneira na rega eficiente de espaços verdes em Portugal

Integrando conceitos de rega de precisão na gestão de água dos espaços verdes municipais, a Câmara Municipal de Silves (CMS) anunciou a redução de custos e uma significativa poupança nos recursos hídricos.

Jardim na margem do Rio Arade, em Silves 
Jardim na margem do Rio Arade, em Silves Créditos / TerraRuiva

As intervenções tecnológicas nos espaços verdes do município algarvio tiveram lugar no final do ano de 2021, quando a autarquia procedeu à aquisição de várias ferramentas de apoio à gestão da rega, instalando «três estações metereológicas e sondas de monitorização da humidade do solo, com recurso ao Fundo Ambiental do Programa de Estabilização Económica e Social (PEES)».

Representando um investimento de 40 mil euros do município, a este processo está associado a instalação de um sistema de telemetria de rega que o Município está a aplicar em todo o concelho, inserido no seu Plano Estratégico de Controlo e Redução de Perdas de Água.

«Com o sistema todo a funcionar, será possível decidir onde, quando e qual a necessidade de rega nas diferentes áreas verdes de todo o concelho», explica, em comunicado enviado ao AbrilAbril, a Presidente da CMS, Rosa Palma, «cada uma das estações meteorológicas permite à autarquia decidir os tempos de rega, face às condições climatéricas».

Outra das vantagens do sistema de telegestão das sondas e estações metereológicas do concelho é a informação que estes conferem aos serviços camarários, lançando alertas caso estejam reunidas as condições propícias ao ataque de pragas como a lagarta da relva ou fungos diversos.

Instalados em São Bartolomeu de Messines, na zona Ribeirinha de Silves e num relvado junto ao pavilhão da Escola E.B. 2,3 de Armação de Pêra, as estações «fornecem diariamente parâmetros como temperatura, humidade relativa, humectação foliar, precipitação, radiação solar e velocidade do vento», permitindo calcular, com maior precisão, as taxas de evapotranspiração dos locais.

Tópico

Contribui para uma boa ideia

Desde há vários anos, o AbrilAbril assume diariamente o seu compromisso com a verdade, a justiça social, a solidariedade e a paz.

O teu contributo vem reforçar o nosso projecto e consolidar a nossa presença.

Contribui aqui