|Algarve

Câmara de Silves é a primeira da região a atribuir suplemento de penosidade

Os trabalhadores operacionais do Município algarvio, sujeitos a riscos de elevada penosidade e insalubridade no exercício das suas funções, vão passar a receber este suplemento. 

Créditos / Sul Informação

A medida aprovada na última reunião de Câmara contempla os trabalhadores municipais que desempenham tarefas relacionadas com a recolha e tratamento de resíduos, higiene urbana, tratamento de efluentes e saneamento. Em causa está a exposição dos mesmos a riscos de elevada penosidade e insalubridade no exercício das suas funções, facto que acarreta um risco potencial agravado de degradação do seu estado de saúde.

A atribuição do suplemento, pela primeira vez numa autarquia do Algarve, é uma reivindicação antiga dos trabalhadores da Administração Pública que, defende o Município de Silves, vem introduzir «alguma justiça» comparativamente aos funcionários do sector privado com iguais funções e que já o recebem.

Embora não corresponda aos valores reclamados pelos trabalhadores, a introdução da medida no Orçamento do Estado para 2021 assegura a efectivação deste direito, remetendo para os órgãos executivos das autarquias a sua aplicação directa.

Tópico